TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS EM AÇO E MADEIRA: UM NOVO CONCEITO

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

ESTRUTURAS EM AÇO E MADEIRA: UM NOVO CONCEITO

Antônio Mantovani; Lucas Junior; Tatiane Fernandes

Estudante de Arquitetura, tony_mantovani@hotmail.com , Unemat, (65)9696-0155

Estudante de Arquitetura, lucas.aujr@gmaill.com , Unemat, (65) 9923-1806

Estudante de Arquitetura, tatianealmeida.19@hotmail.com , Unemat, (65)9941-2286

RESUMO

Com base nos estudos e conhecimentos adquiridos em sala pesquisas e outros meios de comunicação, como livros e internet, observamos as inovações nas estruturas em aço e madeira, tais estas que proporcionam liberdade nas formas das edificações, trazendo leveza, beleza e praticidade. No presente artigo abordaremos a utilização de estruturas em aço e madeira no centro de educação ambiental Bubbletecture H. Buscando assim enfatizar os métodos e materiais empregados. Neste caso madeira de cipreste Japonês usado na estrutura, e na cobertura aço auto-patinável persistente á decomposição atmosférica. Dessa forma faremos uma analise estrutural completa, destacando assim esses dois matérias que foram tomados como partido da edificação e fez a obra se destacar com um novo conceito.

Palavras-chave: Bubbletecture, Inovação, utilização, aplicação.

ABSTRACT

Based on the studies and knowledge gained from research room and other media such as books and internet , we see innovations in steel and wood structures such that they provide freedom in the shapes of buildings, bringing lightness , beauty and practicality. In this article we will cover the use of steel and timber structures in the center of environmental education Bubbletecture H. Seeking thus emphasize the methods and materials used . In this case Japanese cypress wood used in the structure , and persistent self- weathering steel coverage will air decomposition. That way we will complete structural analysis , as well highlighting these two matters were taken advantage of the building and made the work stand out with a new concept.

Keywords: Bubbletecture , innovation , use, application .

  1. INTRODUÇÃO

O Bubbletecture H é um grande marco na arquitetura orgânica, desenvolvido com o intuito de fazer parte da natureza respeitando todas suas limitações, no entanto foi viável experimentar varias abordagens arquitetônicas. O projeto é algo inovador, desde as formas da construção, até os materiais utilizados. O Arquiteto conseguiu fazer com que a edificação se camuflasse no local implantado, gerando assim uma maior integração com a natureza. O mesmo se localiza em uma floresta entre o vale Osaka e Hiroshima.

A grande estrutura tem uma aparência de leveza por conta do material utilizado a madeira cipreste japonês, combinada com as placas de aço auto-patinavel este resistente as intempéries, locadas na cobertura e nas paredes exteriores dão origem a uma genial forma atraente em inúmeras características que variam a partir da escolha do terreno até o resultado final.

Figura 1- Fachada posterior e vista interna da estrutura em madeira cipreste japonês

[pic 1]

Fonte: http://www.core77.com/posts/11159/bubbletecture-h-visitor-center-in-japan-11159. Acesso em 10/06/2015

O centro Educacional contém as funções principais: um teatro, uma biblioteca e uma enorme oficina para fins de estudos, entre outras instalações, tais como armazenamento, administração, sala de estar, espera e banheiros, são adicionados ou integrados como circular ou cúbica. No próprio centro do edifício, há um interior, pátio circular. O teatro e a oficina ficam na ponta mais alta do local, com a biblioteca pairando no mesmo nível como uma gigantesca abóbada em forma de cogumelo sendo suportada por base de concreto contendo a sala de máquinas e depósito de água.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste artigo é apresentar a estrutura utilizada no centro de educação ambiental Bubbletecture H, localizada na região de Osaka. Abordaremos assim o método utilizado para a elaboração da mesma, fazendo então uma análise estrutural completa desde a sua fundação até a cobertura, explicando como foi a utilização do aço auto-patinavel e da madeira cipreste na edificação.

3. MÉTODO

Para a análise da estrutura do Bubbletecture H na região de Osaka, buscamos seguir as análises de arquitetos e do próprio Hendo Shuhey, livros e artigos. Procurando assim análises detalhadas sobre sua estrutura e função, onde está inserida de forma a caracterizar a intenção do arquiteto. Este projeto tem como base estrutural dois materiais que se tornaram importantíssimos para o objetivo final do arquiteto. Assim como a madeira cipreste japonês usado na estrutura, e na cobertura aço auto-patinável. Sendo assim faremos uma analise estrutural completa.

4. EDIFICAÇAO

O projeto do centro Educacional Bubbletecture H é orgânico e contém sua composição modular, que consiste em peças triangulares. A estrutura está no topo de uma colina com vista para a parte norte de uma floresta, que consiste em três “bolha-asas”, assim o edifício parece atirar-se em forma de cobra para cima do terreno em declive.

Figura 2- Fachada lateral da edificação e vista aérea

[pic 2][pic 3]

Fonte: http://www.archdaily.com/6951/bubbletecture-h-shuhei-endo/2015. Acesso em 13/06/2015

        Toda a edificação esta fomada em pedaços triangulares que formam uma etrutura de pele que aparece como se fosse envolvida em torno de todo o edificio em ambas as fachadas e telhado com uma meia. O aço foi utilizado com placas pré-fabricadas de 1,2 milimetros de espessura, resistente as intempréries, e foi dado um aspecto enferrujado para proteger o edifício contra corrosão subsequente através de um tratamento específico que, após a oxidação inicial é estabilizada, assim não desenvolvendo a ferrugem que aparece naturalmente. Relvado e musgo verde também foram adicionados em uma parte do telhado para isolar o edifício e ajudá-lo a misturar-se ao ambiente proposto. Oferecendo assim uma visão suave diferente do que normalmente o aço apresenta em outras estruturas.

Figura 3- Fachadas com a utilização do musgo e aço auto-patinavel

[pic 4][pic 5]

Fonte: http://www.archdaily.com/6951/bubbletecture-h-shuhei-endo/ 20015.  Acesso em 16/06/2015

 

        A madeira cipreste tem sido utilizada para o super-size construção em cúpula de treliça, que é claramente visível a partir do interior da Edificação com a forma de estrela Articulada. A superfície das paredes inclinadas sob as cúpulas aéreas, foram reforçada com camadas única com amarrações feitas de cedro. O cipreste durável e leve foi usado para criar uma estrutura de luz bem como padronizar e melhorar a eficiência do uso da madeira. A escolha do processo de construção e materiais reduziu as emissões de CO2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (569.3 Kb)   docx (504.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com