TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE OBRA ANÁLOGA EDIFICIO GAIA-QUITO

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

O edifício tem 14 andares e 15000 m2 de construção mista: comércio no piso térreo, escritórios nos seguintes 4 andares e habitação nos 9 andares restantes.Ficha técnica Nome: Gaia Building Localização: Av. Eloy Alfaro e Mariana de Jesus, Quito, Equador Arquitetos: Leppanen + Anker arquitetos Projeto de arquitetura de interiores: Uribe & Schwarzkopf Promotor / Proprietário e Construção: Uribe & Schwarzkopf Arquitetos da equipe L + A: Aaron Leppanen (diretor), Gabriela Anker (Principal), Sofía Chávez, Caroline Dieden, Alberto Játiva Construção: Miracielo SA - Uribe & Schwarzkopf Cálculo Estrutural: Eng. Patricio Ramos

Data de design: abril de 2013 Data de início do trabalho: outubro de 2014 Data de conclusão: outubro de 2016 Superfície: 15000 m2 (5 sub-pavimentos, 14 pisos superiores e terraço) Localizado em um importante cruzamento na cidade, onde existe uma estação de Metrô, um importante edifício do governo, equipamentos comerciais e o parque mais emblemático da cidade convergem. Sendo a primeira construção nova nesta área e com alta visibilidade, o trabalho tenta combinar os vários elementos, existentes e novos, através de uma proposta formal e volumétrica com muito movimento que oferece novas linhas de sombras e reflexões singulares.

Com o intuito de criar movimento na fachada, alguns cantos estratégicos do edifício foram removidos, onde foram criados espaços de altura dupla e tripla, com visadas panorâmicas para a cidade. Áreas externas no topo do edifício aproveitam o clima equatorial e excelente visual do parque. As varandas profundas ajudam a reduzir o ganho solar nas zonas internas, permitindo o uso de grandes porções de vidro na fachada, sem sacrificar o clima passivo e controlado dos espaços. O prédio tem um grande jardim no terraço, permitindo uma conexão visual com as montanhas andinas, ao mesmo tempo criando espaços verdes utilizáveis para os moradores do prédio.

A fachada do edifício utiliza um processo conhecido como GFRC (concreto armado de fibra de vidro ou concreto armado com fibra de vidro). Os moldes foram feitos usando o modelo digital do arquiteto na oficina de fabricação para fornecer informações precisas e um processo coordenado. O processo de construção usou um sistema de padrões repetitivos para reduzir o número de moldes utilizados na construção da fachada. A vantagem deste material é a eficiência da instalação de painéis pré-fabricados de até 4 metros por 2 metros de altura, com um sistema de conexões metálicas ajustáveis ​​que permitem que essas formas complexas se alinhem facilmente. O produto final é um sistema contínuo de fachada dinâmica. A coordenação entre o Estudio Leppanen + Anker e o desenvolvedor e construtor, Uribe & Schwarzkopf, foi vital para o desenvolvimento do edifício Gaia, resultando em um novo marco para a cidade, uma nova referência arquitetônica e construtiva na capital equatoriana.

Diagrama do desenvolvimento da volumetria do edifício, nota-se o movimento das camadas com o objetivo de criar uma forma orgânica e com movimento, e ao mesmo tempo proteger as áreas internas da insolação intensa do Equador.

PLANTA PAV. TÉRREO

O edifício possui 2 fachadas voltadas para a rua.

Percebe-se duas entradas, uma em cada rua com hall amplo, instalação sanitária, escritório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com