TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades No Planejamento E Execução De Obras Para Uma Microempresa De Engenharia - Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Dificuldades No Planejamento E Execução De Obras Para Uma Microempresa De Engenharia - Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  6.492 Palavras (26 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 26

Dificuldades no planejamento e execução de obras para uma microempresa de engenharia – Estudo de caso

Difficulties in planning and execution of works to a micro engineering - Case Study

RESUMO

Atualmente, o cenário empresarial, exige das empresas a busca cada vez mais incessante de ferramentas e técnicas mais adequadas para gestão empresarial. Na competitividade existente entre as empresas uma importante condição para sua sobrevivência está ligada à clara definição de seus objetivos e planejamento antecipado das atitudes a serem tomadas, determinando os possíveis caminhos para atingir tais objetivos.

Nesse sentido, o presente artigo, foi desenvolvido a partir do acompanhamento e coleta de dados de três obras comerciais executadas por uma microempresa do ramo da construção civil, com atuação na área de construção, reforma e ampliação de edifícios comerciais. Os dados coletados foram analisados e comparados entre si a fim de se evidenciar as dificuldades encontradas pela empresa para planejar e executar suas obras. A metodologia aplicada para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de caso, tendo como evidenciação a importância do planejamento nas obras, bem como da organização administrativa da empresa. Nota-se, portanto, que a ausência de tal planejamento, resulta em prejuízos comerciais e financeiros para uma empresa de engenharia, independente do seu porte.

Palavras-chave: Planejamento, Construção Civil, Controle de Obra, Microempresa.

ABSTRACT

Currently, the business environment requires companies to increasingly relentless pursuit of more appropriate tools and techniques for business management. In the existing competition between companies an important condition for their survival is linked to a clear definition of their goals and advance planning attitudes to be taken, determining possible ways to achieve these goals.

In this sense, this article was developed from monitoring and data collection of three commercial work carried out on a small business in the construction industry, working in the field of construction, renovation and expansion of commercial buildings. The collected data were analyzed and compared in order to highlight the difficulties found by the company to plan and execute their works. The methodology applied for the development of the work was the case study, with the disclosure the importance of planning in the works, as well as the administrative organization of the company. Note, therefore, that the absence of such planning, results in commercial and financial losses for an engineering company, regardless of its size.

Keyword: Planning, Construction, Work Control, Micro.

1. Introdução

Estudos evidenciam que um dos principais problemas observados no setor da construção civil é a falta de adequação dos processos de planejamento existentes às condições presentes na maioria das empresas do mercado de construção de edificações. O setor ainda carece de propostas que consiga lidar com questões de incerteza, comprometimento, transparência e formalização do processo de planejamento. Assim, em muitos casos, o planejamento das ações seria a solução.

O gerenciamento de obra inclui etapas envolvendo orçamento, planejamento, análise na contratação de fornecedores e gerenciamento do empreendimento. Vale salientar que, embora planejar a obra não seja responsabilidade de uma única pessoa, faz-se necessário que todos saibam quais são as etapas fundamentais para montagem do plano, a fim de poder acompanhar e evitar possíveis problemas.

Para iniciar um empreendimento, deve-se primordialmente, planejar e ordenar as ações que serão desenvolvidas. O planejamento é então, fundamental para garantir uma construção econômica, rápida e controlada. É a ação básica de apoio aos setores de produção e de informação para as decisões da área gerencial, que devem ser tomadas desde o início da obra.

Diante do exposto, este trabalho, visa verificar as dificuldades encontradas durante a estruturação de uma microempresa do ramo da construção civil, com atuação na área de construção, reforma e ampliação de edifícios comerciais analisando os resultados e dificuldades encontradas durante a execução de suas obras, para tanto, estuda-se os conceitos e definições teóricas de planejamento e suas ferramentas.

2. Planejamento: Definição

Segundo Pereira (2010), o planejamento pode ser compreendido em sua essência a partir de quatro visões distintas, porém, complementares: globalística ou sistêmica; participativa; empreendedora ou inovadora; e humanística. Assim, não adianta ter na organização pessoas que enxergam de forma global, que estão por dentro dos acontecimentos, atualizadas, se elas, ao mesmo tempo, guardarem as informações pra si e não partilharem o conhecimento, não existir uma interação de todas as partes envolvidas.

Pereira (2010) ainda define o planejamento como sendo um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competências) e fracos (incompetências ou possibilidades de melhorias) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externo, com o objetivo de formular (formar) estratégias com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade.

2.1 Planejamento na Construção Civil

Segundo Serra (1982) a partir da década de 60, a indústria da construção civil adquiriu considerável destaque no cenário nacional. Entretanto, devido à grande instabilidade política e desestabilização da economia, na década de 80, este mesmo setor sofreu um grande recesso tendo uma diminuição significativa na participação do PIB brasileiro. É notório que a década de 80, constituía-se de um número de obras representativo aliado a poucas exigências no tocante à qualidade, pois, os clientes não estavam preparados para exigirem os seus direitos de consumidores. A principal preocupação do setor eram os indicadores financeiros, isto é, aqueles que refletiam o retorno sobre o capital investido.

Nesta mesma década, baseados apenas em indicadores financeiros, uma vez que, todos os custos eram repassados aos valores finais dos produtos, poucas foram às tecnologias desenvolvidas no intuito de melhorar os processos construtivos e pouco se discutiram sobre novos métodos de gestão de maior eficiência. Portanto, havia pouca preocupação com os indicadores não financeiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com