TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO DE ESPAÇO E FORMA II– 1ª unidade: O ESPAÇO DOMÉSTICO CONTEMPORÂNEO NO DESIGN DE INTERIORES

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACEX

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: ESPAÇO E FORMA II

PROFª: ADRIANA CARLA DE AZEVEDO BORBA

MONITORA: FLAVIANA CARLA BRANDÃO DE MOURA PAIVA

ESTUDO DIRIGIDO DE ESPAÇO E FORMA II– 1ª unidade: O ESPAÇO DOMÉSTICO CONTEMPORÂNEO NO DESIGN DE INTERIORES

NOME: Luana Oliveira Rodrigues

TURMA: ARQM2A

Questões:

  1. De acordo com o texto, explique a diferença entre espaço construído, espaço social e espaço sensorial.

Espaço social é o espaço destinado a uma função a qual é atribuída, seja ela de lazer, de aprendizado, de conhecimento, ou íntimo, sempre com o intuito da socialização entre pessoas. Espaço construído é toda a área que se diz respeito ao design de interiores, ou propriamente dito “espaço físico”. O espaço sensorial diz respeito á sentidos do ser humano, sempre se relacionando em um mesmo espaço, tais sentidos são olfato, tato, visão e entre outros.

  1. Uma semelhança entre os espaços domésticos brasileiros é a setorização de ambientes, conhecida como modelo tripartido burguês francês, originada no século XIX. Explique quais setores compõem esse modelo, citando exemplos de cada um.

Setor social, que compõe a sala de jantar e lavabo, setor íntimo, que compõe banheiros e quartos, e setor de serviços, que compõe cozinha, lavanderia e despensa.

  1. “Nota-se que “casa” não é apenas a edificação, o conjunto arquitetônico, ainda que possa ser tomado como tal, até porque o que a define, em arquitetura, não é a configuração espacial, mas o seu uso.” (BRANDÃO,2002, p.64).
    O que define a casa como um
    espaço-lugar e o “lar” como um espaço não –espaço/não-lugar?  A casa como um espaço-lugar é definida, não só como um espaço que foi construído e esta ali para uma família ou conjunto de pessoas morar/se abrigar, mas sim, quando essas pessoas que na casa estão, fazem desse lugar, um lugar seu, particular, privado, para convivência em harmonia e entendimento entre si. Já, o lar, que é definido como espaço-não-espaço, precisa ter muito mais que a participação física dessa família, precisa ter o lado emocional de cada um que nela habita.

  1. Como os espaços domésticos foram alterados e transformados pela evolução da tecnologia? Cite como exemplo um cômodo da casa que passou por essa transformação, fazendo referência de como era no passado e como está no presente. De fato , a tecnologia contribui para a mudança e transformações nos espaços domésticos. Isso implica dizer, que constantemente, com o avanço de tal tecnologia, houve certas mudanças em relação ao ambiente em que se vive, ao tipo de material, ao tamanho certo para que pessoas possam viver, socializar e se habitar. Como por exemplo, uma sala, de 50 anos atrás, não é mais a mesma dos tempos modernos. Podemos ver que mudanças são notórias, e principalmente a redução dos espaços dentro de uma casa. Uma cozinha que antigamente recebia muitas pessoas, para conversar, comer, hoje se tornou compacta, com lavadeiras de louça, maquinas que fazem um trabalho por si só.  Podemos ver então, que nenhum ambiente vai ser totalmente igual em quesito de tamanho, estrutura, do que daqui a 20 anos. A tecnologia avança com o passar do tempo, e com isso, mudanças no desgin de interiores também.
  2. Qual o papel do design de interiores na atualidade, tendo em consideração o avanço tecnológico presente no espaço doméstico? O desgin de interiores possibilita, a mudança de organização/vias de um espaço, de acordo com o passar dos anos. Ela possibilita, fazer com que uma casa seja moderna, ou rústica, com detalhes antigos e que fazem lembrar a antiguidade, ou até um design vintage, para aqueles que são alternativos. Acho que o ambiente em que você vive e como ele se relaciona , diz muito sobre quem e o que você é, sobre sua personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com