TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO DA UNIDADE IV

Exames: ESTUDO DIRIGIDO DA UNIDADE IV. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  695 Visualizações

Universidade Estadual de Montes Claros

Centro de Educação a Distância

CURSO: LETRAS INGLÊS PERÍODO: 1º

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA LINGUA PORTUGUESA

DOCENTE FORMADOR: DANIELLE FERREIRA DE SOUZA

ALUNO(A): JOSEFA MARIA JANAINA GARCIA DE MATOS

ESTUDO DIRIGIDO DA UNIDADE IV

Para aprofundar sua compreensão sobre Produção Textual, perguntamos: o que é um texto? Quais as características que definem um texto? Por que o ensino da Língua Portuguesa deve se dar através de textos?

Resposta: O texto é uma unidade básica e significativa da atividade de linguagem, visto que o texto é o elemento central da interação social, da comunicação. E como o nosso principal objetivo, quer lendo ou escrevendo, é interagirmos socialmente, somente o texto nos servirá a esse propósito. Expressões isoladas, sons no vazio, exercícios repetitivos de decodificação não cooperarão para o desenvolvimento da atividade de língua (gem) demandada pelas diversas práticas sociais das quais os sujeitos participam. As características são: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.

O trabalho com a leitura, compreensão e a produção escrita em sala de aula deve ter como

meta principal o desenvolvimento de habilidades que façam com que o aluno seja capaz de usar um número cada vez maior de recursos da língua (formais, fonológicos, sintáticos e semânticos) para produzir efeitos de sentido de forma adequada a cada situação de interação humana em que esteja inserto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com