TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Pedalada, Revista Piseagrama

Por:   •  13/6/2015  •  Resenha  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

TEXTO:  EFEITO PEDALADA, Revista PISEAGRAMA, Passeio.

        

        Ao iniciar é apresentando a desenvolvida e urbanizada Paris. Uma cidade que tem inovado em relação a transporte e circulação devido à proibições de trafego em alguns lugares, maior circulação para veículos prioritários como bondes, ônibus e taxis e também faixas para os ciclistas. Também há o diferencial dos lugares para alugar bicicletas próximos a pontos estratégicos, como em estações de metros e trens e ônibus. Geralmente estes destinados a turistas, pois os cidadãos parisienses na grande maioria já possuem suas próprias bicicletas customizadas. Geralmente mais criativas que carros.

         A bicicleta é um objeto e não um espaço habitado como os carros. Permitem o uso de cestos ou bolsas para o transporte de objetos e também itens de iluminação sejam pequenos faróis ou placas refletoras. Diferente do interior decorado, no caso do ciclista isso se traduz nas roupas que são para comodidade ou funcionam como forma de segurança como capacetes, capas, luvas etc.

        Desta maneira a escolha de uma bicicleta é pessoal e personalizada para ter um lugar dentro da multidão de outras bicicletas. A união entre ciclista e bicicleta é grande e no texto até é citado uma reflexão do texto Banquete de Platão, o qual mostra essa fusão entre ciclista e bicicleta, como um corpo só, sendo considerado um vínculo de amor.

        O ápice da personalização é identidade dos artesãos que mudam e adaptam formas com objetivo estético, mas principalmente funcional, afim de melhorar o desempenho destas. Algumas com rodas imensas, outras como camas, lançando a ideia de originalidade a qual sendo original se torna mais visível pelos outros. E esse espetáculo está completo quando as pessoas/ciclistas reconhecem umas às outras, através de bandeiras em seus velocípedes, ou graças a peculiaridade de cada uma.

        A bicicleta também é usada para o serviço de entregas e vendas, nos ramos de alimentação como as hortaliças, castanhas e frutas sazonais vendidas pelos tradicionais ao modo antigos respeitando o tempo característico e certo de venda, e deixando de lado as mudanças causadas pelo aquecimento global e mudanças na demanda alimentícia.
        A tendência ao retrô é traduzida através dos ciclotáxis que em tempos passados era necessidade, hoje servem a idosos e turistas de maneira eficaz e interessantes. Muitos deles já possuem motores, porém motores elétricos não poluentes. Outra objeto de moda são as tandems, bicicletas duplas, que carregam consigo um símbolo de solidariedade, união, amor e amizade quando se compartilha com alguém a pedalada.

        O efeito pedalada é um termo em moda, assim como o anterior efeito borboleta. O pontapé inicial talvez tenha se iniciado em uma cidade da Europa do Norte, quando se protegeu e oficializou a primeira pedalada de um cidadão. Depois disso se expandiu para diversas cidades na França até chegar em Paris e em praticamente em todas metrópoles mundiais.

        Dentre os efeitos positivos estão o aumento na qualidade de vida e benefícios para o meio ambiente e a situação ecológica do planeta. Já os efeitos secundários são muito importantes pois agem na esfera social e política, barreiras são quebradas, menos gente usando automóveis, o petróleo, reduz os clientes das petrolíferas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com