TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Atividade Prática Medidas

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Prática Medidas II

Jorge passou por uma avaliação psicológica e o profissional responsável decidiu avaliar as características de personalidade de Jorge por meio da Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Este instrumento avalia características de personalidade em cinco grandes fatores, Neuroticismo, Extroversão, Socialização, Realização e Abertura.

O Neuroticismo: Pessoas com alto níveis de Neuroticismo tendem a vivenciar de forma mais intensa sofrimento psicológico, instabilidade emocional e vulnerabilidade, além de relatarem terem experiências intensas de eventos negativos, dando pouca ênfase aos aspectos positivos dos fatos. Altos níveis estão associados à ocorrência de sintomas de depressão e ansiedade, e pesquisas indicam associação entre estes transtornos.

Extroversão: Pessoas com altos níveis de extroversão tendem a ser mais falantes e buscam contato com as pessoas, mesmo não tendo intimidade com estas pessoas. Tendem a ter um senso de intimidade maior que os demais, contando fato íntimos e confiando em pessoas que conhecem pouco. Além disso, geralmente são pessoas ativa e externalizam suas preferências e crenças para as demais, podendo apresentar certa dominância. Tendência a liderança.

Socialização: São pessoas que tendem a confiar demasiadamente nos outros, acreditando no seu lado positivo e raramente suspeitando das suas intenções. Esse aspecto é importante, pois influência o desenvolvimento psicossocial das pessoas, se associando à formação da sua identidade e a capacidade de intimidade com os demais. Essas pessoas tendem a ser leias com as demais e têm como característica marcante a fraqueza. Apresentam preocupação e desejo de ajudar os demais, tendo um alto nível de altruísmo. Tendem a ser submissos e arrendem mais facilmente às necessidades dos outros que lutam ativamente pelos seus interesses.  

Realização: Realização envolve traços de personalidade que se relacionam com motivação para o sucesso, perseverança, capacidade de planejamento de ações em função de uma meta, bem como nível de organização e pontualidade. Pessoas com altos níveis de Realização tendem a buscar formas de alcançar seus objetivos, mesmo que isso envolva algum sacrifício ou conflite com algum desejo imediato. Tendem a ser ambiciosos, esforçadas e muito dedicadas ao trabalho (quando adultas). Indivíduos com baixos níveis tendem a ter pouca motivação para lidar com tarefas complexas, desistindo diante das dificuldades.

Abertura: Refere-se ao comportamento exploratórios e de reconhecimento da importância de ter novas experiências. Indivíduos com altos níveis nessa dimensão são curiosos, imaginativos, criativos, divertem-se com novas ideias e com valores não convencionais. Experienciam uma ampla gama de emoções mais vividamente do que pessoas fechadas. Pessoas baixas tendem a ser convencionais e conservadores.

Jorge apresentou os seguintes escores nos cinco fatores

Neuroticismo = percentil 86

Extroversão = percentil 35

Socialização = percentil 10

Realização = percentil 12

Abertura = percentil 25

A tabela de referência para análise é :

Percentis

Interpretação

Até 14

Muito baixo

15-29

Baixo

30-70

Médio

71-85

Alto

>85

Muito alto

Utilizando as informações relatadas faça um relatório de funcionamento da personalidade de Jorge.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com