TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias para o Projeto de Arquitetura/ Manual do Conforto Térmico

Por:   •  18/8/2019  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Sol, Vento e Luz: Estratégias para o Projeto de Arquitetura.

Brown, G.Z; DeKay, Mark. Sol, Vento e Luz: Estratégias para o Projeto de Arquitetura. 2º. ed. São Paulo: Bookman, 2004.

Como o próprio nome do livro já diz, aborda estratégias para fases preliminares do projeto de arquitetura. Além de relações entre a forma e a energia, oferece instrumentos para o projeto de edificações auto-sustentáveis, onde se aqueçam com o sol, esfriem com o vento, sejam iluminadas pelo céu e estejam voltadas para o futuro, usando os recursos renováveis disponíveis no próprio local.

Também é incluso, pesquisas recentes da época de lançamento do livro sobre iluminação natural e uso passivo de energia, o que instiga a nós (arquitetos e urbanistas) a nos aprofundarmos nos assuntos e aplica-los de formas sustentáveis nos projetos.

Os autores organizam as informações conforme os elementos de arquitetura e em três escalas: grupos de edificações, edificações individuais e componentes construtivos. Além de tudo também nos é apresentado o uso prático das estratégias de projeto, o que mais uma vez, nos leva a crer na possível funcionalidade e execução da obra baseada na sustentabilidade.

____________________

Manual do Conforto Térmico

FROTA, A. B.; SCHIFFER, S.R. Manual de Conforto Térmico. 8º. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2007.

A primeira impressão ao folhear o livro é ver que ele aborda desde assuntos extremamente básicos até cálculos e gráficos avançados, o que não se contradiz, de forma didática e com vários exemplos de como aplica-los, ele nos mostra como o estudo climático do local permitirá que o arquiteto projete uma edificação 100% aproveitável, utilizando recursos já disponíveis e diminuindo seu custo.

Alguns fatores a serem estudados antes de começar um projeto são apresentados de início, como a radiação solar, que permite saber como funciona a distribuição das temperaturas do globo através da observação do sol; os climáticos, que também resultam em grande importância na conclusão da obra, como a distribuição de terras e mares, a topografia, os ventos, relevo do solo, revestimento do solo, circulação atmosférica, latitude e altitude.

De forma geral, é um bom livro para se aprofundar antes de começar qualquer projeto de arquitetura ou até mesmo urbanístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com