TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Europa, França e Bahia - Um comentário final

Por:   •  22/3/2016  •  Seminário  •  5.760 Palavras (24 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

ÁDYLLA SANTIAGO

LUIZ PÓVOAS

SAMUEL KALEBE

THAYLA NICOLY CORREIA

THIARA VICK LIMA

SEMINÁRIO DO LIVRO: EUROPA, FRANÇA E BAHIA.

- UM COMENTÁRIO FINAL

ITABUNA - BAHIA

                                         JUNHO – 2015

ÁDYLLA SANTIAGO

LUIZ PÓVOAS

SAMUEL KALEBE

THAYLA NICOLY CORREIA

THIARA VICK LIMA

SEMINÁRIO DO LIVRO: EUROPA, FRANÇA E BAHIA.

- UM COMENTÁRIO FINAL

[pic 2]

                                                            ITABUNA – BAHIA

JUNHO – 2015


INTRODUÇÃO

          Este capítulo foi nomeado desta forma para expressar a ideia de que as reformas urbanas são um tema que não se esgota, pois abrangem um amplo ambiente de discussão com diferentes pontos de vista. Retoma-se a questão inicial: se essas reformas são uma variante do modelo haussmaniano o qual adapta a malha urbana colonial às novas exigências da economia, a uma nova sociedade e a um novo modo de vida.

          O que acontece é uma adaptação do modelo parisiense, ou uma criação de modelos próprios, mas sempre de acordo com suas próprias necessidades e possibilidades.  As cidades do Rio de Janeiro e Salvador, não são casos isolados de reformas inspiradas em outras cidades.

          Apresenta-se três situações de diferentes intervenções. Em algumas cidades, como Londres e Amsterdã, que buscam a modernização, os núcleos antigos são convertidos em centros de negócios e serviços e também são criados planos de expansão com novas áreas urbanizáveis. Em Bruxelas e Paris, planeja-se uma nova cidade sobreposta à antiga onde o centro continua sendo comercial, mas que também abriga a burguesia. A terceira situação se apresenta em Madri, onde se combinam reformas em seus núcleos centrais com projetos de novas áreas de expansão.

          As avenidas e ruas são outro aspecto importante das reformas. Em Salvador, por exemplo, são sinuosas e acompanham o desnível do terreno acidentado, podendo ser associadas com outras cidades europeias, como em Roma, o Corso Vittorio Emmanuele, a partir de 1884, resulta numa via sinuosa, trazendo um contraste com os bulevares parisienses, retas e largas.

          No século XIX, a cidade de Marselha, realiza as reformas ditas haussmanianas, e moderniza a cidade com o objetivo de adaptar o espaço à sociedade industrial. Portuária como Salvador, as transformações de Marselha são associadas aos assuntos do porto e à especulação imobiliária.

          A ideia não é integrar, e sim mudar a realidade existente, para que se introduzam as premissas cosmopolitas no antigo centro histórico. A implantação do urbanismo “guzmaniano”, por Guzmán Blanco na cidade venezuelana de Caracas, entre 1870 e 1888, tenta-se criar uma imagem europeia através da criação de bulevares, construção de monumentos, jardins e modificando o traçado hispânico da área central.

          Nesse breve percurso, demonstra-se que o modelo haussmaniano se divulga, e as ideias haussmanianas se difundem em distintas direções, embora nem sempre seja possível sua adoção integral pela necessidade de diversas adaptações a realidades distintas da parisiense. A haussmannização apresenta outras características fundamentais que vão além dos aspectos urbanos, como por exemplo, os sociais, os econômicos e os políticos. Questiona-se se a aplicação de alguns critérios de Haussmann pode ser considerada como haussmannização, ou se o uso dessa marca implica a necessidade da utilização de todos eles.

          A cidade haussmanniana resulta ser um espaço da moderna sociedade burguesa, uma vitrine da modernização que se executa sob uma determinada conjuntura, criada quando se encontram a forma autoritária de gestão da cidade e as novas estruturas do capitalismo. O ciclo haussmaniano é um momento singular, que se produz num tempo determinado – nem antes nem depois –, através do qual se caracteriza.

          As intervenções autoritárias feitas pelo sistema haussmanniano, como a nova rede viária, o mobiliário urbano, se inserem onde se concentram a população pobre que mora em habitações insalubres expulsando para as periferias acarretam em algumas consequências. A segregação social e funcional, o aburguesamento do centro da cidade e a criação de um espaço monumental esteticamente estandardizado são os principais exemplos. Discute-se se a haussmannização é um modelo de intervenção urbana exportável, um tipo de cidade que se adapta a realidades distintas da parisiense.


          Houve o propósito de identificar o modelo hausmanniano nas reformas cariocas e soteropolitanas e entender como a modernização do Rio de Janeiro influencia as intervenções urbanas em Salvador, onde implica comparações. Em Salvador, a reforma permanece no âmbito das ideias e dos projetos do que as ações aplicadas ao urbano. Salvador era diferente do Rio e de Paris, em Salvador, o tecido urbano praticamente não muda após as intervenções, a intervenção em algumas ruas se produzem por meios de alargamentos de ruas já existentes, as vias acompanham o traçado original. Já em Paris e no Rio, o tecido urbano sofre alterações, a introdução de ruas e avenidas que não pertenciam ao traçado original, as vias são retas e tem a mesma largura por toda a extensão.

          Nas três cidades citadas apresentam em comum os objetivos gerais das intervenções, elas eram realizadas através de demolições, desapropriações e expulsão da população. Em Paris, o projeto tem a intenção de ligar as gares (estação de trem), no Rio pretende-se conectar o porto com zonas industriais, comerciais e financeiras tornando-as mais fluidas, e em Salvador as ruas têm as mesmas funções do Rio. Surgem novos bairros com essas intervenções. Essa intervenção nos três locais se concretiza sob um autoritarismo administrativo que introduz normas arquitetônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com