TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução em Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Em meio à formação de uma nova sociedade fruto dos avanços tecnológicos e consequentes novas relações sociais operadas pela Industrialização na Europa no final do Sec. IX e início do Sec. XX nasce o viria um dia a ser chamado de Modernismo. Tal movimento surge para satisfazer as novas necessidades do homem que agora vive uma realidade totalmente diferente da que vivia há poucos anos atrás. Esse novo pensamento naturalmente deve ser refletido nos âmbitos artísticos e culturais; música, artes plásticas, esculturas, tudo adquire uma nova linguagem, a arquitetura também se adéqua e talvez por sua monumentalidade passe a ser vista como carro chefe do movimento.

Movimento esse que não deve ser visto como estilo regular e uniforme uma vez que servia para denominar diversas corretes de pensamentos muitas vezes divergentes entre si, mas que dividiam a mesma ânsia pela inovação e substituição dos antigos estilos arquitetônicos que se prendiam a referencias históricas sem que toda a liberdade de criação do arquiteto pudesse ser trabalhada. Enquanto uns pregavam que os adornos deveriam ser banidos de forma definitiva das edificações, outros acreditavam que a forma e a função deveriam ser fatores condicionantes para o aspecto final da obra, ainda havia aqueles que eram a favor de adornos desde que esses transmitissem em suas formas leves e sinuosas o sentimento de modernidade. Independente de ter adornos ou resultado final estético agradável, os modernistas concordavam que a função da nova arquitetura era a de instituir construções mais racionais, com seus aspectos funcionais bem desenvolvidos e em concordância com o entorno. Uma linguagem comum e muito utilizada principalmente no Brasil foi o uso de pilotis de sustentação nos prédios que promoviam a integração destes com o espaço publico, a estratégia dos brise soleis como recurso de adequação a insolação interna e conseqüente conforto térmico. As linhas de destaque de um edifício se tornam mais sóbrias, independente de serem constituídas por ângulos retos ou formas sinuosas.

A verdadeira origem do movimento se perde em sua própria diversidade, o cerne do que viria a ser o Modernismo se desenvolveu em diferentes lugares quase que concomitantemente. O movimento Arts and crafts na Europa inaugura o inicio de um questionamento sobre a industrialização e seu efeito sobre as artes e arquitetura, na Bauhaus uma linguagem moderna é desenvolvida, no Art Noveau as novas técnicas construtivas são utilizadas de forma a valorizar seus materiais construtivos com a sustentação em metal aparente e destaque ao vidro, nos Estados Unidos dois colaboradores distintos de destacam, Sullivan com sua nova linguagem e técnicas desenvolvidas para construção de arranha-céus e Frank Loyd Wright que contribui com a honestidade que suas construções apresentam em relação a seus materiais construtivos, a relação como o entorno que em suas obras é um item de destaque que vem ser assimilado pelo Modernismo.

Devido a sua natureza diversa tal movimento só pode ser conhecido como unidade após a realização dos CIAM, encontros internacionais onde se discutia a arquitetura. Um movimento que já nasce internacional poderia ter sua aceitação dificultada, o que aconteceu no Brasil ate que ele passasse a assimilar características nacionais e ser reconhecido como tal.

No Brasil o Modernismo encontrou terreno fértil, sobre a ditadura de Getulio Vargas a imagem de um país moderno e do progresso pode ser sustentada com o financiamento dessa nova arquitetura de reconhecimento internacional. Le Corbusier a pedido do Ministério veio pessoalmente supervisionar a construção do Edifício do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro juntamente com Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Jorge Moreira, Carlos Leão e Hernani. A partir desse que seria a primeiro edifico de destaque a ser executado no estilo moderno no Brasil muitos outros o seguiriam e essa linguagem dominada passaria a incorporar elementos típicos brasileiros ganhando destaque e reconhecimento nacional, o que inicialmente encontrou diversas dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com