TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - CIDADES E SOLUÇÕES

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

UNIT-Universidade Tiradentes

Arquitetura e Urbanismo

Temas para Seminário

Prof.: Rooseman de Oliveira

Alba Estela Perez Berger

Aracaju - SE

2018

Universidade Tiradentes - Arquitetura e Urbanismo

Temas para Seminário

Prof.: Rooseman de Oliveira

Aluno(a): Alba Estela Perez Berger

Fichamento Solicitado pelo professor

Rooseman de Oliveira, referente ao Livro

“Cidades e Soluções”.

Aracaju - SE

2018

TRIGUEIRO, André. Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável. 1ª Edição, Rio de Janeiro, LeYa, 2017.

APRESENTAÇÃO

 “A urbanização acelerada do planeta traz inúmeros desafios e uma certeza: qualquer solução para a humanidade passa necessariamente pelas cidades.”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.07

A maior parte da população mundial vive, hoje, em cidades. O maior consumo de produtos e serviços, energia, alimentos, materiais de construção, produção de lixo, esgoto, poluição do ar e de águas, assim como outros fatores são gerados dentro da cidade. Ou seja, quaisquer soluções significativas, para melhoria da humanidade, dependerão de uma nova cultura urbana.  

PLANEJAMENTO URBANO

“A cultura do planejamento permanece ausente – ou enfraquecida – em boa parte do Brasil, como revela o perfil dos municípios brasileiros (IBGE/2015).”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.201

O IBGE mostra que 50% das cidades brasileiras não tem Plano Diretor e 70% dos municípios não fazem licenciamento ambiental. Infelizmente o quadro de gestão publica no Brasil é decadente. Em vez de mostrar criatividade e competência na resolução de problemas e economizar desperdício de tempo e recursos públicos, a falta de planejamento condiciona os gestores a solucionar os problemas de forma paliativa.

“Em várias cidades do mundo, investimentos realizados em áreas urbanas abandonadas ou degradadas promoveram a rápida valorização desses espaços e a inserção deles nas rotinas dos moradores e visitantes.”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.204

“Em apenas dois anos, os investimentos privados no entorno do High Line deram um salto de US$ 2 biliões (17 vezes mais do que o custo de criar o parque) com a construção de vários condomínios de luxo.”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.206

A regeneração urbana é realidade em varias partes do mundo. É interessante ressaltar que sua grande maioria, se não são todos, efetuam suas mudanças por meio de parcerias público/privadas. Exemplos como Nova York mostram quanto vale a pena investir em áreas degradadas.

“A região que antes era degradada, marginalizada e ignorada pela maioria da população, hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, com intensa agenda cultural.”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.209

Em parceria público/privada, umas das maiores intervenções do mundo foi feita em Porto Maravilha, RJ. Suas obras de infraestrutura revelaram o antigo Cais de Valongo, por onde passaram mais de 500 mil escravos trazidos da África. Isto possibilitou atração turística e uma intensa agenda cultural que da vida e gera renda ao local.  

“A tecnologia se tornou um recurso fundamental para a gestão das cidades.”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.214

Hoje em dia existem várias alternativas de sistemas inteligentes que tornam a gestão publica mais eficaz e eficiente.

“Inspirado no Centro de Controle da Nasa, o Centro de Operações cariora é o primeiro do gênero no mundo e surgiu de uma parceria da Prefeitura com a IBM.”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.215

“O Centro de Operações também abriga uma equipe com quatro meteorologistas e sete técnicos, que se revezam 24 horas por dia atualizando as informações sobre o tempo.”

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.215

Os centros de operações são capazes de mobilizar muitos serviços ao mesmo tempo pois abriga diversos setores da prefeitura em um único edifício. Isto, melhor comunicação entre os agentes de gestão urbana possibilitando a resolução de problemas com agilidade em vários níveis. Esta alternativa, a qual Trigueiro titula: “quando a cidade cabe numa sala”, também presta serviços meteorológicos os quais, aliados aos outros setores, atuam em conjunto para a tomada de decisões críticas em momentos de catástrofes naturais.  É uma iniciativa público/privada capaz de mudar o sistema operacional de gestão pública e defesa civil, que hoje existe no Brasil, de forma eficaz e mais transparente.

“A urbanização pode ser um fator chave, capaz de fazer essa transição em direção a economias mais sustentáveis.”  ACHIM STEINER 2012

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.231

Esta foi a resposta dada por Achim Steiner, na época diretor-executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, quando André Trigueiro pergunta sobre a solução para as mudanças climáticas e as questões ambientais relacionadas às florestas e biodiversidade.

“Precisamos criar condições políticas para que a transição para uma economia verde seja mais viável e não uma punição para o consumidor ou para o negócio.”  ACHIM STEINER 2012

(TRIGUEIRO, 2017) Pág.232

A economia verde refere-se à luta, na economia, por métodos que propiciem melhor utilização dos recursos do meio ambiente. Grandes e pequenas economias têm provado que os mercados e as finanças se adaptam. Se trabalharmos de maneira a facilitar e provocar a economia verde, atingiremos de forma mais fácil a tão almejada sustentabilidade.

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

“Morar ou trabalhar em uma construção inteligente significa reduzir os custos de manutenção (principalmente de água e energia), desonerando a demanda coletiva por esses recursos.”  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com