TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Texto: A Cidade: Sugestões Para A Investigação Do Comportamento Humano No Meio Urbano - Robert Ezra Park

Artigos Científicos: Fichamento Do Texto: A Cidade: Sugestões Para A Investigação Do Comportamento Humano No Meio Urbano - Robert Ezra Park. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  3.218 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Viçosa

Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCH

CIS 411 - Sociologia Urbana

Professor Luciano Rodrigues Costa

Aluno: Diego Aparecido de Castro – 66946

Fichamento do texto: A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano – Robert Ezra Park

A cidade.

A cidade é algo mais do que um amontoado de homens individuais e de conveniências sociais, ruas, edifícios, luz elétrica, linhas de bonde, telefones, etc. É algo mais também do que uma mera constelação de instituições e dispositivos administrativos.

A cidade não é apenas uma unidade geográfica e ecológica, é ao mesmo tempo uma unidade econômica. A organização econômica da cidade baseia-se na divisão do trabalho. A multiplicação de ocupações e profissões dentro dos limites da população urbana é um dos mais notáveis e menos entendidos aspectos da vida cotidiana moderna.

A cidade em seu estatuto, organização formal, edifícios, trilhos de rua e assim por diante é aparentemente mero artefato em vista que essas coisas que são utilidades que fazem a cidade ser definida como viva e se interligam pelo costume, como ferramentas das forças vitais residentes nos indivíduos em sociedade. Por assim sendo, a cidade é o habitat natural do homem civilizado.

A planta da cidade e a organização social

A cidade está enraizada nos hábitos e costumes dos que a habitam. A conseqüência é que a cidade possui uma organização moral bem como uma organização física, e estas duas interagem mutuamente de modos característicos para se moldar em e modificarem uma a outra.

A planta da cidade estabelece metas e limites, fixa de maneira geral a localização e o caráter das construções da cidade, e impõe aos edifícios levantados pela iniciativa privada bem como pela autoridade publica em uma armação ordenada dentro da área citadina.

Através dos tempos todo setor e quarteirão da cidade assume algo do caráter e das qualidades de seus habitantes. Cada parte da cidade tomada em separado inevitavelmente se cobre com sentimentos peculiares a sua população. Como efeito disso, o que a principio era simples expressão geográfica converte-se em vizinhança, isto é, uma localidade com sentimentos, tradições e uma historia sua.

A vizinhança é a proximidade e contato entre vizinhos que são as bases para a mais simples e elementar forma de associação com q lidamos na organização da vida citadina.

A organização industrial e a ordem moral

A cidade antiga era principalmente uma fortaleza, um lugar de refúgio em tempo de guerra. A cidade moderna, pelo contrario, é principalmente uma conveniência de comercio, e deve sua existência a praça do mercado em volta da qual foi erigida.

A cidade oferece um mercado para talentos específicos dos indivíduos. A competição pessoal tende a selecionar para cada tarefa especifica o individuo mais adequado para desempenha-la.

O dinheiro é o principal artifício pelo qual os valores foram racionalizados e os sentimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com