TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feira de Profissões e Carreiras

Por:   •  16/10/2018  •  Monografia  •  3.279 Palavras (14 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 14

Centro Integrado do Rio Anil -Cintra

Ensino médio – 3° ano

Dayane Cristyne Paixão Ramos

Vitoria Regina Belfort Corrêa

                               1° Feira de profissões e carreiras

                                        São Luis -2018

                        Vitoria Belfort e Dayane Ramos (302)

               

                            1° Feira de profissões e carreiras

 “ Relatório apresentado sobre a feira das profissões , realizada na Instituição de Ensino CINTRA”

SUMARIO

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  1. Programação do evento
  2. Palestras
  3. Oficinas
  4. Stands
  1. Programação Cultural
  2. Conclusões Finais
  3. Realizações
  4. Anexos

  1. Introdução

             O evento da instituição dá-se á oportunidade de visão global e detalhada sobre diversos cursos de graduação , técnicos e tecnológicos para seus interesses.

              A feira aconteceu na Fundação Nice Lobão (CINTRA) no dia 31 de agosto de 2018. De 8:30 á 17:30 . No evento ocorreu diversas programações, como palestras , oficinas, Stands, e Programação Cultural.

              Foram presentes as seguintes entidades : Federação das empresas Juniores do Maranhão, IFMA , Faculdade Pitágoras, Cemar , Microlins, DATA CONTROL, UEMA CFO, UEMANET, PLAN, IESF, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Com as presenças, na área da Programação Cultural, os artistas e palestrantes ,Tedd Mac, Cemagico, Lucas Luciano Silva , A Banda La Banda, Banda Nome Brasileiro, Jovens Talentos do Cintra.

                                                                                                                                                           

  1. Desenvolvimento

      A escolha profissional é motivo de muitas dúvidas para os jovens que estão no ensino médio. Por isso é preciso avaliar com cautela a universidade que ipretende estudar, a carreira a seguir, assim como as expectativas do mercado de trabalho. A programação da Feira de Profissões prevê visitas guiadas no prédio do 3°, Anexo , no período da manhã e tarde.

   Porém a maior dificuldade não é a incapacidade do jovem de se decidir entre diversas opções, mas sim o conteúdo e orientação para que o processo de decisão seja feito adequadamente. Falta para muitos o contato com profissionais experientes que possam explicar os prós e os contras de cada decisão. Não se trata de escolher por eles e sim de ouvi-los e apresentar os caminhos que podem ser seguidos. 

Hoje nos deparamos com frequência com adolescentes que optam pelos cursos tradicionais ou do momento, influenciados pelos familiares e amigos, sem se darem conta sobre o que realmente querem fazer, se combina com as suas características, gostos e talentos

2.1 Programação do evento

   

  • Palestras

  08:30 – A Educação Básica e o acesso ao Ensino Superior.

09:30 – O trabalho das empresas Juniores do Estado do Maranhão.

Federação das empresas Juniores do Maranhão.

10:30 – Relações interpessoais no mercado de trabalho.

Faculdade Estácio – Guilbert de Almeida Macedo

14:00 – Como transformar seus medos em superpoderes para falar em público. Analise de treinamento em oratória – Adalberto Melo

15:00 – Educação Profissional e Mercado de Trabalho. Pró-Reitor de extensão do IFMA -Fernando Antônio Carvalho de Lima.

16:00 – Empreendedorismo – SENAC

  • Oficinas e Stands

As Oficinas aconteceram das 09:30 as  14:30 , nos dois períodos  ( manhã e a tarde)

As Stands foram das 09:30 até 17:30 .

2.2 Palestras

        São meio de comunicação, onde palestrantes,  levam a informação para o crescimento profissional do indivíduo, da sociedade, comunidade, da empresa, com certeza visando o crescimento do país. As empresas têm buscado pessoas alinhadas às novas tendências dos mercados e dispostas a se manterem sempre atualizadas e preparadas para oferecer visões estratégicas ao negócio. Por isso, o diferencial está na determinação do profissional em agregar cada vez mais qualificações e experiências ao seu currículo.

         O problema é que, muitas vezes, não é fácil conseguir conciliar a rotina profissional com cursos de especialização. Ao mesmo tempo, ficar estagnado provavelmente não vai render oportunidades de ascensão na carreira e você ainda corre o risco de perder o seu emprego para um concorrente mais preparado.

      A escola pode contribuir muito para que os seus alunos entrem com mais segurança no mercado de trabalho. Uma das formas de fazer isso, é ajudando na escolha das carreiras. Esta é uma decisão pessoal e que depende da personalidade e do perfil de cada aluno – mas a instituição de ensino pode orientá-los para que eles encontrem as opções mais adequadas. Palestras com profissionais de diversas áreas é uma boa estratégia para isso. Não apenas para os alunos do último ano, mas também para os mais jovens. Médicos, jornalistas, advogados, programadores, professores e arquitetos, por exemplo, que possam falar um pouco da própria experiência profissional, dos desafios que enfrentam no cotidiano e sobre as atividades desenvolvidas no dia a dia. E foi exatamente isso que a Fundação quis trazer para os alunos.

2.3 Oficinas

       Tivemos a oportunidade de escolher de 1 ( uma ) a 2 ( duas ) oficinas para acompanhar. O objetivos das oficina de orientação profissional passa, geralmente, pela descrição pormenorizada de suas etapas e atividades. Isso ocorre porque há uma preocupação em se descrever o que é feito, visando a sua replicabilidade. Contudo, assim como ocorre em um modelo clínico, a oficina em orientação profissional como a que é descrita neste artigo, não tem seu foco no que é feito (na atividade realizada) e sim no porque foi desenhada essa ou aquela atividade, segundo a demanda específica daquele contexto. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (309.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com