TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  3/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

                                              Consumo

Devemos estudar a mídia porque ela tem uma importância fundamental para a experiência, tal estudo deve implicar uma concepção da mídia não como uma série de instituições, produtos ou tecnologias, ou não apenas essas coisas, mas como um processo de mediação, a mídia se faz, nós a fazemos e ela é feita para nós.

Sabemos que a o consumo é uma coisa de contraste, e ocasional, é uma atividade individual e coletiva, privada e publica que depende da destruição de bens para a produção de significados. E isso se medeia entre a extravagância, o excesso, entre a frugalidade e a economia, ele apazigua ansiedades quanto á nossa capacidade de sobreviver e prosperar no que se diz respeito tanto a subsistência como ao status.

O consumo se dar entre o trabalho e o prazer, de fato ele é trabalho e lazer empreendido nos espaços e momentos liberados pelos ritmos tirânicos (maldade)  da sociedade industrial, mas perseguindo com um implacável e obstinado entusiasmos que turvas as fronteiras entre o contrato e o livre tão caras e protestantismo e ascético (filosofia de vida ) e ao capitalismo.

É valido lembrar que o consumo faz o mundo girar e o faz, pode-se argumentar cada vez mais insistentemente, pois o consumo é um modo ativo das relações, modo sistemático de atividades e uma respostas global sobe a qual se afunda todo o nosso sistema cultural.

As sociedades criaram mecanismo, locais e ritmos próprios para a regulação do consumo. Os dias foram marcados pelos lugares e momentos apropriados para comer. As estações são marcadas por nossa disposição e para consumir e celebrar o que quer que amadureça. O calendário é marcado por eventos e rituais que realçam o processo de consumo, marcando o ano pelo drama do plantio ou da colheita negando ou tolerando tanto o jejum como o banquete.

Desses argumentos se segue que o tempo mercadorizado, o tempo que regula o consumo é tanto continuo como efêmero ( passageiro ). Ambos são crucialmente relacionados ou seja a mídia é o instrumento para nos persuadir a aumentar o nível e a intensidade de nossas atividades de consumo, como já foi dito nós compramos a mídia, compramos PELA mídia e obviamente compramos pelas conseqüências do que vemos e ouvimos na mídia.

Por fim o consumo foi, e talvez ainda seja e necessariamente, uma atividade social. Não estamos preocupados apenas com nossa capacidade de exibir os produtos de nossa habilidade como consumidores competentes, mas também parecemos estar preocupados com o processo de consumo como algo que desejamos partilhar e que propicie um momento de sociabilidade numa vida,em outros aspectos, solitária.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com