TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Contexto do Desenho Urbano

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  10.212 Palavras (41 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 41

                  O contexto do desenho urbano no Brasil

    O objetivo desta introdução é prover um entendimento básico sobre a evolução do desenho urbano no Brasil como prática profissional sistemática, do surgimento do modernismo aos nossos dias, com a ampliação da noção de intervenção urbana, passando pelo período militar e pelos períodos de redemocratização do país.  Além disso, como entendemos que a história do desenho urbano não pode ser dissociada de uma compreensão maior do quadro de desenvolvimento político, econômico e social, o presente texto também busca cobrir as principais correlações entre esses tópicos.

     Desde os primeiros esforços para criar uma nação avançada, desenvolvida e comprometida com o paradigma modernista, o Brasil avançou na busca pela democracia e pela equidade social por meio da construção da cidade. O desenho urbano contemporâneo brasileiro aceita o modernismo como um dos possíveis modelos para entender e atuar sobre a cidade, mas adota ainda outros modelos igualmente válidos. Do discurso rígido, positivista, reducionista e universal do movimento moderno ás mudanças fragmentadas, pluralistas e multifacetadas das sensibilidades que caracterizam o pós-modernismo, o desenho urbano contemporâneo brasileiro vem se recriando e permite a coexistência de lógicas territoriais múltiplas na busca por modos diversos de responder a demandas sociais e problemas urbanos. Esperamos contribuir para explicitar por que o desenho urbano contemporâneo brasileiro se tornou capaz de absorver perspectivas e possibilidades múltiplas, razão pela qual o percebemos como pós-moderno.

      O Plano Agache propunha um zoneamento rígido, cidades-satélites para as classes operárias, planos infra estruturais para toda a cidade, impressionantes embelezamentos urbanos e uma total renovação do centro para ser o portal do Brasil. Modernista no sentido de buscar uma cidade ideal em que as mudanças físicas conduziriam a mudanças sociais, o Plano Agache se tornaria vítima das intensas transformações políticas na década de 1930, que acabariam identificando-o com a República Velha, levando ao seu engavetamento, embora tenha sido mantido como referência dos trabalhos posteriores, Agache acabou estabelecendo escritório no Brasil e viria a fazer planos para outras cidades brasileiras, tais como Curitiba e Vitória, e empreendimentos urbanos, como o bairro paulista de Interlagos. Outro importante exemplo de urbanismo da época Vargas foi a construção da nova capital do estado de Goiás, em 1933. Goiânia representou um gesto de ruptura simbólica com as antigas oligarquias rurais e um Goiás arcaico e o estabelecimento de um novo centro para apoiar a ‘Marcha para o Oeste’’, política do governo Vargas. A modernidade do projeto original de Atílio Corrêa Lima - escolhido pelo interventor indicado para governar o estado - foi influenciada pela escola francesa de urbanismo.

       Englobando uma área de 1.000 hectares, o projeto previa uma população de 50.000 habitantes, cuidava da localização e composição arquitetônica dos prédios públicos e do centro administrativo (tendo Versailles como referência) com as sedes dos governos estadual e municipal, propunha zoneamento menos rígido do que pregavam os modernistas mais extremados e incluía uma cuidadosa hierarquização viária em estrutura aberta, conectando as avenidas a zonas de expansão. Enquanto isso, em 1930, São Paulo conhecia o Plano de Avenidas. influenciado pelas demandas da circulação viária moderna e pelo nascente planejamento de transportes americano, elaborado pelos engenheiros Francisco Prestes Maia e Ulhôa. Foi a primeira vez que a cidade de São Paulo era pensada como um todo, com projeto de organização espacial baseado num modelo ideal radiocêntrico, baseado em avenidas perimetrais e radiais.

       apesar da modernidade do plano com suas parkways ao longo do Rio Tietê e previsão de linhas de metrô, sua arquitetura ainda se inspirava nos estilos clássico ou renascentista monumentalizados. Prestes teria a chance de iniciar a implantação de seu plano quando prefeito nomeado de 1938 a 1945, durante praticamente todo o Estado Novo e, depois, corno perfeito eleito em 1961. As propostas viárias progressistas do Plano de Avenidas influenciaram o planejamento da cidade e diversas obras públicas durante muitos anos. Projetos similares foram elaborados em todo o país segundo o discurso positivista do modernismo, perseguindo a ideia de promoção do desenvolvimento, de disciplina social e de ordem por meio do desenho urbano. No Rio de Janeiro, por exemplo, Vargas se entusiasmou com a proposta de uma nova avenida monumental na área central - a atual Avenida Presidente Vargas -, que, com seus 60 metros de largura, destruiu 20 blocos da antiga morfologia colonial e quase mil edifícios residenciais, substituindo-os por torres comerciais de 22 pavimentos, coladas lado a lado, em ambos os lados da avenida. Interessante é que o projeto da Avenida Presidente Vargas retornou elementos do Plano Agache, como a galeria coberta para pedestres, as passagens em miolo de quadras e as áreas públicas internas das quadras. Além disso, durante o Estado Novo, departamentos de urbanismo foram criados nas principais cidades brasileiras, os primeiros códigos de zoneamento urbanos foram aprovados e muitos urbanistas foram nomeados prefeitos por Vargas.

       Tanto Vargas quanto a agenda política do Estado Novo reconheciam a importância do incentivo ao progresso nacional, da difusão dos valores da classe média e da educação do povo para obter apoio ao regime. O sistema educacional foi objeto de profundas reformas, incluindo-se a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930, que se tornaria um forte instrumento na institucionalização da doutrina modernista. A educação superior foi expandida, com a criação da Universidade de São Paulo em 1934 e a reorganização da Universidade do Brasil (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1938. Com o apoio do Estado Novo, um grupo de intelectuais capitaneados por Mário de Andrade, Rodrigo Mello Franco e Lucio Costa, interessados na preservação da memória brasileira, criou a primeira agência para a preservação histórica. em 1936. O SPHAN (Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. atual lPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi criado dentro da estrutura do Ministério da Educação e Saúde, demonstrando que a preservação histórica também poderia ser realizada a serviço do regime, no mínimo como meio de enfatizar a importância da modernidade. Por conta dos ideais modernistas do regime, em 1931, logo após a criação do Ministério da Educação e Saúde, o ministro nomeou Lucio Costa, então um jovem arquiteto modernista funcionário do ministério, diretor da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, com a responsabilidade de reformá-la totalmente. Costa instituiu um curso "funcionalista" paralelo ao antigo currículo beaux arts e contratou arquitetos e urbanistas modernistas como professores, obtendo sucesso imediato entre os estudantes. ele também atraiu a oposição dos docentes antigos, que acabariam forçando a sua renúncia um ano depois, mas não antes de ter inspirado um importante grupo de estudantes - no qual se incluíam Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx-. que viriam a formar a primeira geração influente de arquitetos modernistas. As mudanças no currículo do Rio logo influenciariam as escolas de arquitetura de todo o Brasil, e Lucio Costa se tornaria a grande referência para a nascente arquitetura moderna brasileira. O modernismo também dominaria os debates do primeiro Congresso Brasileiro de Urbanismo em 1941 e logo seria institucionalizado como profissão específica através da criação do primeiro programa de pós-graduação em urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil (hoje FAU) no Rio de Janeiro, em 1945.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.2 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com