TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Paisagens Urbanas

Por:   •  19/4/2020  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento Paisagens Urbanas

No livro Paisagens Urbanas, de Gordon Cullen, diversos temas importantes são abordados sobre as cidades, paisagens e como os seres humanos enxergam esses locais. Primeiramente, o autor aborda que uma família isolada no campo não tem muitas chances de ir ao teatro, restaurante ou biblioteca como uma família que mora na cidade, e ainda define a cidade como sendo uma unidade geradora de um excedente de bem-estar e de facilidades que levem a maioria das pessoas a preferirem viver em comunidade. Além disso, ele afirma que um grupo de construções sugere a possibilidade de se criar uma arte diferente, a Arte do relacionamento (que tem como objetivo a reunião dos elementos que concorrem para a criação de um ambiente), logo, se a cidade apresenta-se monótona, incaracterística, ela não cumpre sua missão.

Outro aspecto abordado por Cullen, é o fato de que, quando olhamos uma coisa, vemos por acréscimo uma quantidade de outras coisas, então, existem três sensações a considerar: Óptica, local e conteúdo. A óptica é a percepção visual do indivíduo num percurso. Dentro desse fator, está presente o conceito de visão serial (é a percepção de um ponto de vista, uma sequência). O local, é a percepção do indivíduo perante sua posição no espaço (há uma reação emocional típica quando nos encontramos muito abaixo do nível médio do terreno ou muito acima dele; se nossos centros urbanos fossem desenhados segundo a óptica da pessoa que se desloca, a cidade passará a ser uma experiência eminentemente plástica). E por fim, o conteúdo, que é a constituição da cidade e dos significados na experiência da paisagem urbana. Dentro desse fator, está presente o termo convencionalismo, ou seja, toda a concepção que faz do conjunto das instituições, costumes e práticas humanas como sendo resultado de puras convenções culturais, e não da Natureza

O autor destacou também em seu texto que o Homem tem em todos os momentos a percepção da sua posição relativa, sente a necessidade de se identificar com o local em que se encontra, e nesse sentido de identificação, por outro lado, está ligado à percepção de todo espaço circundante.

Para finalizar, outro fator importante destacado, partindo do princípio que uma maior participação emocional das pessoas conduzira necessariamente ao aperfeiçoamento do jogo, é a Arte do Meio-Ambiente. Isto é, A maneira como se constrói o meio ambiente é potencialmente, uma das fontes de prazer mais generalizadas e mais estimulantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com