TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - O Brasil e a Arquitetura Contemporânea

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil e a arquitetura contemporânea

GIEDION, Sigfried. “O Brasil e a arquitetura contemporânea” in Xavier, Alberto (org.), Depoimento de uma geração. São Paulo, Cosac Naify, 2003, pp.155-158.

Falta de suporte financeiro, além de clientes, governos e administrações que não estorvem o verdadeiro talento. O problema da arquitetura, hoje, é que, tanto em Estados ditatoriais quanto em países democráticos, o gosto do cliente costuma anular esforções dos arquitetos.

É vergonhosa a especulação da terra; é o câncer do desenvolvimento brasileiro. Se ela não for drasticamente coibida, o pais poderá por certo ser capaz de produzir excelente arquitetura, mas estará sob a permanente ameaça dos tremores da sublevação politica.

Barrocos toscos brotam como cogumelos nos terrenos baldios das grandes cidades e nos lotes absurdamente caros da sua periferia. Nenhum equilíbrio da estrutura social e nenhum planejamento urbano em grande escala serão possíveis sem que esse quadro financeiro caótico seja superado.

No Brasil, a arquitetura contemporânea deitou raízes no solo tropical. Embora seu surgimento esteja identificado com construções de grande porte jamais perdeu os vínculos com o passado. Henrique Mindlin também destaca a grande importância que teve, para seus desenvolvimento posterior, a estada de um mês de Le Corbusier, em 1936, quando trabalhou com um grupo de jovens arquitetos brasileiros.

Deve-se reconhecer que o Brasil alcançou um determinado padrão construtivo que mantem em toas as regiões. Se certas características são claramente visíveis nas obras de algumas individualidades excepcionais, elas também estão presentes na produção arquitetônica de nível médio. A maior parte está apta a resolver os diversos problemas de um programa complexo com uma planta simples e cortes claros e inteligentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com