TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento REINVENTE SEU BAIRRO

Por:   •  12/5/2017  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  3.427 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Senac  Santo Amaro

Projeto Urbano

Aluno: Guilherme Rodrigues Oliveira                                                        Turma A

Fichamento: (CAMPOS FILHO, Candido Malta. Reinvente seu bairro. Caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: Editora 34, 2003)

Campos filho no inicio do texto questiona o leitor qual o tecido urbano que mais o agrada, mostrando cinco tipos. Em seguida do exemplo do bairro de Vila Mariana que são bairros antigos e que está em desenvolvimento, assim resistindo a verticalização do bairro. Em seguida o autor fala sobre estruturas do espaço urbano em relação as nossas vidas, em relação de vizinhanças com comercio e os serviços, os equipamentos sociais, de educação e saúde. Assim definindo zoneamento que nada mais é que a definição de tipologias de tecido urbano, a controladoria de suas transformações direcionada ao futuro do ambiente que oferece aos cidadãos. Equipamentos básicos para estrutura de um bairro, creches, escola primarias, escola maternal, pré-escola, escola de ensino fundamental. Na saúde os equipamentos básicos são: posto de saúde (unidade básica de saúde) e o hospital regional. Todos os bairros passam por uma transformação desde a sua fundação até sua consolidação.

  • Tipo um ausência de planejamento, sem controle sobre essas transformações.
  • Tio dois mesmo caso, com a diferença dos encontros de vias importantes.
  • Tipo três pode nascer de um planejamento privado, como Cohab-sp, Cecap e CDHU-SP. Esse tipo de planejamento é destinado às classes médias.
  • Tipo quatro centralidade advinda do crescimento demográfico de bairros adjacentes e por um processo de adensamento urbano.

Desenvolver a capacidade de analise da visão do cidadão leigo associada à visão do arquiteto urbanística, relacionado a estilos de vidas são diferentes. Devido à falta de planejamento urbano que os resguarda suficientemente, sofrendo pressão pelo desenvolvimento, muitas vezes especuladores imobiliários, que não se preocupam nem um pouco com a qualidade de vida. Dado assim ainda o desenvolvimento devido aos tipos básicos do traçado viário mais precisa dos tipos existentes, não apenas das vias que definem quadras, mas também o tamanho do lote nas quadras e essas tipologias arquitetônicas edificadas se referem à amplitude do uso urbano, que comporem o tipo de usos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com