TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Villaça 69-80

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 4

Identificação da Ficha

  1. Contador: 01
  2. Tipo de base: Livro
  3. Assunto: Direções de expansão urbana
  4. Palavras chaves: setores, ferrovias, rodovias, expansão, localização, transportes, espaço urbano, acessibilidade, valorização da terra.

Identificação da Base

  1. Autor/Organizador: VILLAÇA, Flávio.
  2. Título: Direções de expansão urbana
  3. Editora: Studio Nobel: FAPESP
  4. Local/Data: São Paulo, SP - 2005
  5. Edição consultada: 2ª edição
  6. Data da Primeira Edição: 2001

Identificação da Parte

  1. Autor: VILLAÇA, Flávio.
  2. Título: “Direções de expansão urbana”.
  3. Origem do texto: Livro Espaço intra-urbano no Brasil
  4. Pagina inicial e final: 69-80.
  5. Resumo do texto:

Villaça refere-se a este capítulo dizendo sobre trabalho e especulação imobiliária. Faz uma análise sobre a localização das classes sociais e para onde elas se direcionam.

De primeiro momento cita as ferrovias, vias e rodovias, analisando se o crescimento da cidade se dá por meio delas.

Coloca em questão por que algumas vias se urbanizam mais intensamente do que outras e também porque o desenvolvimento industrial se dá ao longo de algumas ferrovias e não de outras, e que o transporte somente atua sobre esse crescimento.

Ele cita o autor Lefebvre que explica a mobilização da terra, do espaço. Nesse texto Lefebvre explica que a terra começa pelo solo, e tudo que vem a seguir seria a mobilização, fazendo com que a terra seja uma mercadoria, valor de troca, exigindo ser comparada á outros bens, sendo assim esta nela envolvida a questão do dinheiro.

No texto de Marx, fala da especulação imobiliária, da venda de terra antigamente que hoje é a venda de apartamentos, habitações, etc.

Fala sobre oferta e demanda, dos preços e os “custos de produção” que os preços se afastam dos valores e custos. Tem-se uma diferença entre o espaço social e a infraestrutura, os edifícios e que cada um tem seu valor próprio, dependendo do que se encontra nele.

São dois valores à considerar, os de infraestrutura como as praças, ruas e as localizações. Por exemplo, se um prédio está numa boa localização, está perto de comércio, ou seja, do centro, então se tornará mais caro do que uma habitação que se localiza na periferia, onde não se tem nenhuma infraestrutura.

E falando no capitalismo, é o que faz transformar os produtos de trabalho em mercadorias. Então são feitos os shoppings centers, os hipermercados, visando a aglomeração das pessoas e a movimentação de dinheiro.

Esta sempre se referindo que o espaço urbano é um produto produzido, mas que o valor da terra é diferente do valor dos elementos que o constituem. E cada terreno tem maior ou menor valorização devido a sua localização e os acessos que ele permite.

Os terrenos da periferia têm menos trabalhos sociais incorporados em sua produção, e isso interfere nos seus acessos e valores, por isso Marx usa o termo “terra-localização”.

A tendência é que o valor da terra sempre aumente, podem variar mas seu valor muda para melhor ou para pior, pois as oportunidades não são as mesmas para todas as pessoas, mesmo elas tendo a mesma formação, mesmo salário e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com