TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Mecânica dos Solidos - Acidentes estruturais na construção civil

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

FICHAMENTO

CUNHA, Albino Joaquim Pimenta da SOUZA, Vicente Custódio Moreira de LIMA, Nelson Araújo. Acidentes Estruturais na Construção Civil, VOLUME I. São Paulo: Pini, 1996.

Lazia Laiane Matos Alves

  1. Citações Representativas

Todos são importantes para assegurar a qualidade final da obra. Negligenciar, que seja parcialmente, um qualquer significa comprometer, com toda a certeza, o resultado final da empreitada. Aos engenheiros que atuam no projeto e na execução de estruturas cabe responsabilidade indeclinável sobre a qualidade da resposta que sua obra dará a este trinômio fundamental. (p. 13)

Fatores climáticos estão também associados à origem de outros tipos de desordem nas edificações urbanas. A inadequação de certas soluções, tanto estruturais como arquitetônicas, para o ambiente onde elas estão inseridas comprometem longevidade e a resistência de inúmeras obras. (p. 14)

Projetar uma estrutura significa resolver seu trinômio fundamental: segurança, funcionalidade e durabilidade, onde todos os termos são igualmente prioritários. Qualquer deles é indispensável ao sucesso do empreendimento. Todos são importantes para assegurar a qualidade final da obra. Negligenciar, que seja parcialmente, um qualquer significa comprometer, com toda a certeza,o resultado final da empreitada. (p. 13)

Como se pode constatar, o erro de cálculo pode ser comprovado com certa facilidade, bastando para isso uma verificação do projeto estrutural, que fica perfeitamente documentado, através dos desenhos de execução (formas e armação) e da memória de cálculo. Já os erros de execução são, em muitos casos, de difícil constatação, embora no exemplo aqui citado também tenham contribuído substancialmente para o insucesso Do empreendimento. (p. 159)

  1. Texto Crítico

    Acidentes estruturais são divulgados em todo o mundo, em muitos dos casos, infelizmente tendo vitimas fatais, o autor deste livro tenta passar de forma sucinta e direta alguns relatos de acidentes estruturais na construção civil, especificando de forma técnica e especifica por engenheiros que atuaram e tem poder para opinar com tranqüilidade sobre as tragédias, suas causas,envolvidos e falhas ocorridas. O livro tem como objetivo divulgar alguns desses acidentes e através de estudos e evitar de alguma forma que tamanhas tragédias se repitam, identificando algumas das falhas cometidas por engenheiros e profissionais que trabalham em determinada área, especificando erros cometidos desde a formação de profissionais até mesmo no período que está desempenhando tal tarefa. Este primeiro volume é composto por alguns relatos técnicos, elaborados com bastante ética, para que de forma didática , seja compreendida a importância de seguir orientações , cumprir regras e desempenhar seu trabalho com bastante eficácia.   O primeiro capítulo destaca a influência de alguns fatores que são determinantes na estrutura de obras, e realizando de forma incorreta como citaremos logo mais, é o marco para acidentes na construção no Brasil, mais especificamente no rio de janeiro.  

Em uma obra, grande ou de tamanho porte, é necessário o mesmo comprometimento de todos os envolvidos, pois um erro independente do tamanho, que seja cometido no inicio de uma obra, acarreta uma mudança drástica no final da empreitada, e são esses erros pequenos ou maiores que são destacados neste primeiro capitulo.  Um dos fatores que acarretam são os prazos de entrega, que em muitos dos casos, é diminuído por tamanha necessidade de ficar concluído e atrapalhando a sua construção de forma equilibrada. Um exemplo que vemos em todo o livro é o rio de janeiro, que por ser uma grande capital ,centro de muitas obras, quem procura os serviços de engenheiros quer agilidade, diminuição de materiais, fazendo com que erros pequenos acarretem em acidentes graves. Outro fator citado são os climáticos, que de maneira mal observada, comprometem a estrutura e longevidade da obra, pois a depender do local onde está sendo realizado, por sua temperatura, solo e entre outros que não correspondem a materiais utilizados, ao tipo de obra efetuada, enfim, não chegando em uma sintonia , leva ao mal funcionamento da empreitada, fazendo com que futuramente precise ser restaurada e levando a um prejuízo de quem a solicitou. Outro ponto que é abordado no capitulo é sobre o desempenho dos profissionais em determinadas obras. Por exemplo, uma obra de pequeno porte, é tratada com mais cautela, responsabilidade e desempenho, obvio em alguns casos. Já em obras menores, não tem essas mesmas características, ocasionando então acidentes. Esse é um erro bastante cometido por profissionais da área não apenas engenheiros, mas sim toda equipe envolvida.

Em todo livro, o autor relata diferentes tipos de acidentes, tanto de maior porte quanto menor, identificando suas causas e precauções que poderiam ter sido tomadas por seus responsáveis. Um deles, foi trinca que apareceram posteriormente de uma obra, cuja abertura foi aumentando com o tempo.

Neste momento do livro, o autor trata de um acidente ocorrido em um prédio residencial, na ilha do governador, também localizado no rio de janeiro. citando alguns apartamentos que foram observados com bastante exatidão. Foi observado que em alguns dos apartamentos investigados, apresentavam maiores aberturas nas paredes, isso em decorrer de alguns fatores influentes na construção dos apartamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com