TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Minhas Experiêcias em Brasília

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

UniAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

VANILZA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

MINHA EXPERIÊNCIA EM BRASÍLIA

Fichamento apresentado no curso de arquitetura e urbanismo da UniAGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Perspectiva 5° período, sob orientação do professora Andrea dos Reis Fontes.

Paripiranga

Março de 2017

NIEMEYER, Oscar. Minha experiência em Brasília. - 4'.ed. - Rio de Janeiro: Revan, 2006.

Vanilza da Conceição Oliveira[1]

1. Citações Representativas

A grande experiência foi, sem dúvida, permanecer em Brasília e participar, como milhares de brasileiros, dessa longa aventura, da qual - como todos eles - guardo uma grande saudade. Não se tratava apenas de uma oportunidade profissional, embora da maior importância, mas de um movimento coletivo, de um empreendimento extraordinário que suscitava e exigia devoção e entusiasmo, unindo os que dele participaram numa verdadeira cruzada para superar obstáculos, oposições, incompreensões e contratempos, os mais duros e inesperados. Tínhamos, na verdade, uma tarefa a cumprir e desejávamos fazê-lo no prazo estabelecido. E isso, precisamente, criou um espírito de luta, uma determinação que antes desconhecíamos, estabelecendo entre chefes e subordinados, operários e engenheiros, um denominador comum que a todos nivelava, uma afinidade natural que as diferenças de classe, ainda existentes entre nós, tornam quase impossível de estabelecer-se. (pág. 07)

Minha preocupação era encontrar - sem limitações funcionalistas - uma forma clara e bela de estrutura que definisse e caracterizasse os edifícios principais - os palácios propriamente ditos - dentro de critério de simplicidade e nobreza, indispensável. Mas preocupava-me, fundamentalmente, que esses prédios constituíssem qualquer coisa de novo e diferente, que fugisse à rotina em que a arquitetura atual vai melancolicamente se estagnando, de modo a proporcionar aos futuros visitantes da Nova Capital uma sensação de surpresa e emoção que a engrandecesse e caracterizasse.(pág. 09 /10)

E, para um arquiteto, impressionava, ainda, observar como Juscelino Kubitschek tinha a visão clara dos problemas de arquitetura e urbanismo; com que simplicidade e coragem aceitava as soluções mais difíceis de realização, soluções que não raro agravavam questões econômicas, comprometiam prazos etc., lutando por elas como se fosse o próprio arquiteto, seguro de que eram justas e indispensáveis.(pág. 18/19)

Víamos, com pesar, que as condições sociais vigentes colidiam. nesse ponto com o espírito do Plano Piloto, criando problemas impossíveis de se resolver na prancheta, mesmo apelando-se - como alguns mais ingênuos sugerem - para uma arquitetura social a que nada conduz sem uma base socialista. Compreendíamos, assim, que a única solução que nos restava era continuar apoiando os movimentos progressistas que visam a criar um mundo melhor e mais feliz. (pág. 32)

Com a mudança da Capital, Brasília mudou muito. Vemos com pesar que o ambiente se transformou por completo, perdendo aquela solidariedade humana que antes o distinguia, que nos dava a impressão de viver num mundo diferente, no mundo novo e justo que sempre desejamos. Agora, tudo mudou, e sentimos que a vaidade e o egoísmo aqui estão presentes e que nós mesmos estamos voltando, pouco a pouco, aos hábitos e preconceitos da burguesia que tanto detestamos. (pág. 35)

2. Texto Crítico

        Niemeyer em sua obra destaca com clareza as dificuldades por ele enfrentadas para a projeção e execução de Brasília, sendo esta posteriormente a sua inauguração a capital do Brasil. A obra tem o objetivo de abordar as experiências de um arquiteto que durante um período acompanhou com foco a construção da nova capital, que junto outros companheiros procuraram contribuir para que essa obra justa e necessária fosse adiante. No decorrer do livro o autor retrata alguns episódios que marcaram sua fase emocional, com uma característica sensíveis, frisando assim pontos que se tornaram inesquecíveis sejam pelo aspecto positivo ou negativo.

        No primeiro capítulo o autor enfatiza sobre suas experiências com Brasília que foram marcadas por as lutas e ensinamentos conquistados, no início foi tratado como uma tarefa gigante, porem de importante fundamento para o país, pois o Brasil iria receber uma capital projetada feita do zero com funções específicas para uma capital, com suporte para atender as demandas brasileiras e por fim para torna-se um centro igualitário tarefa esta confiada a Oscar, Lucio Costa e outros por o presidente da época Juscelino Kubitschek que marcou a história da política brasileira conhecido por JK.

        Oscar demonstrou sua principal preocupação a de encontrar sem limitações funcionais uma forma clara e bela de estrutura que estabelecesse e designasse os edifícios principais no íntimo de clareza e simplicidade. Porém ainda possuía uma preocupação com o novo e diferente, sempre com o pensamento de tornar aos visitantes um impacto comovente em quê a nova capital passava a ser caracterizada.

        No segundo, terceiro e quarto capítulo é destacado a prevalência, a surpresa, e entusiasmo, a determinação e o espírito esportivo que afastaram todas as dificuldades que tiveram durante os três anos de construção, dando a eles o sentimento de colaboração para uma obra de grande porte, como enfatiza o autor uma cidade que surgia como uma flor naquela terra agreste e deserta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com