TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA DESCRITIVA / RESENHA DO LIVRO 5 PONTOS DA ARQUITETURA MODERNA E A PAISAGEM

Por:   •  13/9/2017  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Título: 5 PONTOS DA ARQUITETURA MODERNA E A PAISAGEM

Descrição crítica :

        

         O autor começa fazendo uma relação dos 5 pontos da arquitetura de Le Corbusier e sua paisagem.

        Embora o autor opte por comentar 3 pontos que considera principais, relembro aqui os 5 pontos ( referências minhas)  : Pilotis, Terraço Jardim, Planta Livre , Fachada Livre, Janela em Fita. 


        No primeiro parágrafo,falando sobre o primeiro ponto, ele comenta sobre a planta livre quando a arquitetura está suspensa por pilotis, como propõe Le corbusier. Dessa forma a circulação fica permitida neste plano, aonde o volume está suspenso ao nível do solo.

Ele comenta que este recurso deixa a paisagem intacta. O observador contempla tanto a edificação quanto seu entorno.
A arquitetura une-se a sua paisagem contemplando uma coisa só. Esta seria uma nova relação da arquitetura com a natureza.

Burle Marx inclusive utilizou do artifício.

       Depois, falando sobre o terraço jardim, o autor faz a colocação de que este terraço, que chama de natureza humanizada, passa a ser colocado como uma extensão do edifício. Faz inclusive a analogia de que seria como se deslocasse o plano térreo para cima. Propõe ainda a mesma linguagem para a composição do térreo, do edifício e da cobertura.

       Em terceiro e por último, ele fala da fachada, que representa a relação do interior com o exterior. Trazendo a concepção da paisagem ( como patrimônio coletivo) , os grandes panos de vidro realçam a contemplação da paisagem. Faz a analogia com uma janela-quadro, de maneira que seria como se abrisse uma passagem aonde o natural (exterior) é recortado.Procura-se qubrar os limites entre interior e exterior, trazendo a natureza para dentro, e sutilmente fazendo uma transição para a cidade ( Le corbusier também constrói seu ideal urbano).
Comenta a solução dos brises de soleil,cobogó,muxarabi, e fala ainda sobre luminosidade.
       Ainda neste contexto, fala sobre o conceito da promenade architecturale - ou o passeio arquitetural .

        Fala sobre projetos de Burle Marx, Lucio Costa.

                                    Citação de conclusão: 

"A vegetação assume papel de mediador entre a escala humana e a escala arquitetônica. Nesse sentido, a arquitetura moderna brasileira se dispõe incisivamente sobre a Paisagem tropical. Esta, por sua vez é manipulada pelo paisagista através do uso de uma linguagem coerente com o seu tempo, gerando jardins que não são passivos, mas partIcipam do entendimento da arquitetura inserida em um contexto bem definido. O jardim se configura como um lugar onde a arquitetura se estende através de elementos que a relacionam com a paisagem. Esta ação possibilita o estabelecimento da relação e a aproximação entre o homem e a natureza”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com