TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flávio Villaça

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

1-) O AUTOR SE REFERE A FORMAÇÃO DE SÃO PAULO RELATIVA A QUAL PERÍODO?

O autor se refere a formação da cidade de São Paulo no século XVI e relaciona aos aspectos do seu tempo (século XIX)
  A fonte principal do texto é o período colonial, já que se baseia nos primeiros povoamentos e vilas geradas ao redor da cidade.
“As causas que determinam a grandeza de São Paulo vêm atuando desde o inicio da colonização.” PAG 8
Os outros períodos são destacados para mostrar o desenvolvimento da região.
“Tiete acima, a marcha mais rápida. Antes do século XVI  encontramos no seu curso vários aldeamentos (...) No século XVII ele se povoa densamente, concentrando-se no Valle do rio  a grande  maioria das povoações e Vilas da Capitania” PAG 21 E 22.

2 -) QUAL CIDADE DE SÃO PAULO O AUTOR TEM COMO REFERENCIA DE SUA EXPERIENCIA EPIRICA, OU SEJA, QUAL A CIDADE CONTEMPORANEA AO AUTOR?

Quando Caio Prado faz a analise da cidade de São Paulo ele situa-se no final do século XIV e tem como referencia a própria cidade de São Paulo. Ele se apoia na cidade em que vive questionando á sua formação que vem desde a colonização. O que levou uma cidade desprovida de terras férteis,  sem porto, a ser o que é hoje? No livrio o autor faz comparações da mesma cidade em tempos diferentes
“São Paulo não ofereceu á primeira vista atrativos capazes de explicar a localização aí de um grande centro de mais de dois milhões de habitantes que representa a segunda cidade do Brasil e a terceira da América do Sul.” PAG 7

3-) COMO QUE O AUTOR ANALISA A FORMAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO? PROCURE  PENSAR O METÓDO DE PESQUISA DO AUTOR A PARTIR DA ESTRUTURA DO TEXTO DESSE ARTIGO.

O autor pensou em analisar a formação da cidade a partir do crescimento das regiões agrícolas. Nas transformações econômica, sociais e politicas. A analise do sitio, fatores geográficos, agricultura, povoamento e econômico , destacando os problemas da cidade buscando uma cronologia relatando os fatos de cada época.

Ao analisarmos o texto, podemos compreender que a analise de Caio Prado foi realizada a partir do momento em que a população se desloca. Mantendo a atenção nos caminhos realizados pela cidade, principalmente pelo meio econômico, o autor faz questão de destacar que todas as cidades de São Paulo de Leste a Oeste necessitam se cruzar para completar qualquer destino, observando então que São Paulo  era o centro do sistema hidrográfico.
“ Sem saberem, seus fundadores tinham-no estabelecido um ponto onde irradiam de quase todas as direções, ou pelo menos as principais, estas vias naturais de comunicações que são os cursos de agua.” PAGINA 20
 Por fim é mostrado caimento e restabelecimento de São Paulo  ao enfatizar sua “grandeza”. Como no período da descoberta de minério e ouro em Minas Gerais que desfalcou São Paulo em nível populacional e consequentemente a economia da região. Porém ao passar essa fase São Paulo se restabelece mais potente ainda.

4-) QUAL A TESE E COMO O AUTOR ARGUMENTA NESSE ARTIGO?

A tese do autor já vem dominada no seu titulo “ O fator geográfico na formação e no desenvolvimento da cidade de São Paulo”. Chegamos a conclusão de que o ponto de partida do autor é a ideia de que toda consequência  é causa de uma situação anterior. A linha de raciocínio de Caio Prado  segue analisar desde o mínimo item, como analise geográfica do sitio, ate encontrar situações físicas, como as quais representada no livros são refletidas, até a atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com