TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Xingu A história dos irmãos Villas Boas

Por:   •  18/2/2017  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  6.332 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme Xingu

A história dos irmãos Villas Boas.

Baseado em fatos reais, o filme mostra três jovens, irmãos, sedentos de aventura e desbravadores de novas terras. Na década de 40, sob o governo de Getulio Vargas, durante a campanha Marcha para o oeste, os três alistam-se e seguem em uma expedição chamada Roncador Xingu, cujo objetivo era a construção da transamazônica em terras desabitadas.

Mas na verdade, haviam os habitantes naturais, os índios. Os irmãos fizeram contatos com os índios e passaram a conviver em harmonia. Aprenderam sua cultura, dança, respeito a natureza e paz entre eles. Há então, uma epidemia de gripe que, apesar dos esforços dos irmãos em trazer penicilina para medicá-los, metade da aldeia morre e os irmãos ficam desolados. Passam então a fazer uma campanha de vacinação para evitar mais mortes.

Com o governo distribuindo terras para plantio de grãos e inaugurando uma base militar, dá-se início a luta dos irmãos pela proteção dos povos indígenas e seu patrimônio. Revoltados, os irmãos Villas Boas articulam um projeto político cujo objetivo é proteger as terras, abrigar as aldeias e permitir aos índios seus direitos a essas terras já habitadas por eles. Com uma área de mais de 2 mil metros quadrados temos o Parque Nacional do Xingu, inaugurado em 1961.

Com o início da construção da Transamazônica inicia-se uma era de destruição e morte das aldeias e dos índios que estão no caminho do governo. Apesar da tentativa de resgatar o máximo possível de índios para levá-los ao parque do Xingu, há o extermínio de diversas etnias, entre elas da tribo Krenakarore, cujo personagem final é um jovem indígena dessa tribo olhando, talvez sendo seu primeiro contato com o homem branco.

Com extrema competência, o filme transmite muito além dos aspectos político-sociais envolvidos na questão indígena, mas também a questão dos dilemas humanos, quando se trata vida e morte, respeito e soberania, justiça e injustiça do homem branco em relação ao homem índio. Muito mais que uma sequência de imagens, o filme nos mostra a história viva de uma pátria que não deve nunca deixar-se esquecer o extermínio a que seus filhos foram brutalmente submetidos e a negligência que perdura até os dias atuais. Os filhos dessa terra chamada Brasil, seus índios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com