TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parques Villa Lobos e Cantinho do Ceu

Por:   •  12/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 7

PARQUE VILLA LOBOS

O parque é relativamente novo e sua historia é interessante, o local antigamente era um deposito de lixo, que comprometia a região e causa desconforto nos moradores, devido a essa situação em 1987 foram realizados estudos para possível implantação de um parque com 732 mil metros quadrados, para comemoração do centenário de nascimento de Heitor Villa Lobos. A proposta foi apreciada pela população dando inicio as obras em 1989 pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE).

“Em 1989, o parque Villa-Lobos começou a ser implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. Foram removidas as famílias que viviam no local, retirados 500 mil m³ de entulho com mais de 1 metro de diâmetro, e movimentados 2 milhões de m³ de entulho e terra para acerto das elevações existentes. O córrego Boaçava, que passava pela área, foi canalizado”. (PARQUE VILLA LOBOS, 2016)

O projeto do arquiteto Decio Tozzi previa varias atração além de uma cidade musica, escola de bale, teatro de operas e viveiros para pássaros, mas não foram implantados. Atualmente o parque passou por varias melhorias criando novas atrações e um aumento no quadro de funcionários para atender as mais de 5.000 pessoas que utilizam durante a semana e 20.000 nos finais de semana.

LOCALIZAÇÃO

O Parque esta localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, numero 2001 no bairro Alto dos Pinheiros as margens do Rio Pinheiros em São Paulo capital, com fácil acesso devido às principais avenidas que o circundam como a Avenida das Nações Unidas.

O horário de funcionamento é de segunda a segunda das 05:30 até as 19:00 horas variando no horário de verão permanecendo aberto ate 20:00 horas.

PROGRAMA DE NECESSIDADES

O Villa Lobos é um dos primeiros parques a se preocupar com a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, possuindo banheiros acessíveis, rampas de acesso, caminhos nivelados, brinquedos adaptados e telefone publico para deficientes auditivos. A preocupação com visitantes é demonstrada com a segurança e os policiais que fazem a ronda, propiciando tranqüilidade. A sinalização e os mobiliários do parque como bebedouros, playgrounds, aparelhos de ginásticas, bancos, iluminação e lixeiras estão conservados e funcionais. Alem de possuir vários estacionamentos que suprem a demanda e não atrapalham as pessoas, pois eles estão bem localizados e de fácil acesso. Há varias atrações como quadras poliesportivas, campos de futebol, quadras de basquete, entre outras, favorecendo as atividades ao ar livre conectando as pessoas com o meio ambiente.

As atividades desenvolvidas no parque podem ser divididas em quatro: Serviços, Esportes, Lazer e Cultura, que estabelecem o programa de necessidades do parque.

Serviços Lazer e Cultura

Administração Anfiteatro

Ambulatório Área de Eventos

Sanitários Acessíveis Área de Piquenique

Lanchote Biblioteca Villa-Lobos

Telefones Acessíveis Casa do João de barro

Estacionamentos Circuito das árvores

Esportes Escultura de Calabrone

Espaço canino

Basquete de rua Espaço vida

Campo oficial de futebol Iha musical

Campos de Futebol Memorial Villa-Lobos

Equipamentos de ginástica Mirante

Quadra de vôlei de areia Ouvillas

Quadras de tênis Orquidário Profª Ruth Cardoso

Quadra oficial de tênis Parquinho da Figueira

Quadras poliesportivas Parquinho do Pomar

Quadra society Passeio Uirapuru

Ciclovias - 3.500 metros Praça da vida

Pista azul - 2,150 metros Praça dos pássaros

Pista vermelha - 1.400 metros Vai pela sombra

Pista amarela - 700 metros

ARQUITETURA

Os edifícios presentes no parque –Anfiteatro, Biblioteca e Orquidário- destacam-se pela simplicidade de suas formas e complexidades estruturais. Os caminhos do parque são sinuosos nas periferias e retilíneos no centro, conduzindo as pessoas desfrutarem da natureza através do paisagismo e oferecendo varias atrações. O anfiteatro de concreto tem uma forma retangular simples com um impressionante retângulo em vão livre e a arquibancada em volta abaixo do nível do solo, com um palco central, essa forma simples desperta curiosidade, atraindo as pessoas para o local. A Biblioteca é um grande pavilhão retangular de concreto, aço e vidro, circundada por espelhos d’água tendo pórticos conectados a fachada criando ótimas varandas abertas que protegem a edificação do sol. O Orquidário tem uma forma esférica inspirada em uma oca, com uma central viga de concreto em arco vazado, nas laterais treliças metálicas e peles transparentes de vidros e plásticos fornecem a iluminação e ventilação necessária para as plantas, sua entrada esta abaixo do nível do solo e no seu entorno há espelhos d’águas, mostrando-se um lugar espetacular para os usuários do parque.

VEGETAÇÃO E VENTILAÇÃO

O terreno do parque passou por um processo de recuperação e troca do solo para receber a vegetação, contendo mais de 24 mil árvores distribuída em bosques na face leste na onde se concentram em sua maioria, melhorando o conforto térmico, pois o vento predominante vem do sudeste, servindo como um refrigerador natural para todo o parque. Há faixas lineares de árvores que acompanha o rio Pinheiros, aliviando o mau cheiro proveniente da poluição do rio e reduzindo os barulhos do trânsito. Na face oeste não há uma arborização significativa devido aos problemas do solo ocasionando uma exposição ao sol que incomoda os usuários, havendo planos para recuperação ambiental deste local para que a vegetação possa se manter sozinha.

PARQUE CANTINHO DO CÉU

A ocupação do complexo cantinho do céu que abrange o residencial dos lagos, jardim gaivotas e o cantinho do céu, esta as margens da bacia de Billings

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com