TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOMETRIA E SENTIMENTO: UMA LIÇÃO DE ARQUITETURA

Por:   •  6/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

GEOMETRIA E SENTIMENTO: UMA LIÇÃO DE ARQUITETURA

Foi ministrada palestra pela Professora Hilda Cotegipe, aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no auditório FEA FUMEC, cujo principal tema abordado foi Geometria e Sentimento: uma lição de Arquitetura. Este relatório visa abordar, de forma sucinta, os temas sobre os quais a professora Hilda discorreu durante a Palestra.

Hilda inicia explicando o significado da palavra mimesis, cujo significado é “imitação da natureza”. Ela expõe de forma sucinta a história da Capadócia, qual foi a primeira estrutura urbana que apareceu em função da natureza, ou seja, que foram modelados com o tempo. O fator tempo é mostrado bastante relevante na arquitetura, isto porque a chuva (devido a sua acidez), o vento e o sol são grandes vetores que modificam uma estrutura física.

Hilda explica a origem de tudo na geometria, os círculos e as esferas, formas geométricas primordiais para as outras formas surgidas em seguida.

Foi apresentada a proporção áurea, analisada por René Descartes em meados de 1650, e também sobre a espiral Arquimediana. Hilda cita tipos de mimesis: mimesis tipológica; mimesis naturalista. A mimesis tipológica foi exemplificada com o aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, que tem uma arquitetura inovadora, com formas não vistas normalmente. E a mimesis naturalista diz respeito a elementos da arquitetura clássica que remetem a uma imitação da natureza. Muitas vezes esse tipo de arquitetura é feito com materiais da natureza em si, como no exemplo apresentado de Haeckel (Ernst Heinrich Philipp August Haeckel), um biólogo naturalista, que produz obras incríveis sobre as mais variadas formas de vida, após uma forte observação da natureza feita ao longo da sua vida.

A parametrização também foi apresentada e explicada, como o uso do cheio e vazio sem um conflito entre si. Foi exemplificado também com as tramas, como do artista Escher, o qual faz obras em preto e branco.

A palestra da professora Hilda foi de grande riqueza, e grande valor acadêmico, mostrando como a geometria é de grande importância e sua sutilidades e complexidades sempre interligadas umas as outras. Na arquitetura nos deparamos com as formas geométricas diariamente dês de uma grande edificação ate mesmo uma lanterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com