TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESSO: CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 11

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TÉCNOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

GESSO: CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

TANGARA DA SERRA-MT

2015

NATÁLIA AZEVEDO CALHAU

PAULO HENRIQUE DE MOURA

GESSO: CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

Trabalho da disciplina de Materiais para Construção Civil I, sobre o tema, Gesso: características e utilização na engenharia civil, ministrada pelo professor interino Ronaldo Diniz, como requisito avaliativo.

TANGARA DA SERRA-MT

2015

Sumário

1. Introdução 3

2. Contexto histórico 3

3. Características 4

4. Utilização do gesso na Engenharia Civil 4

4.1. Revestimento de gesso 5

4.2. Forros de gesso 5

4.3. Ornamentação com gesso 6

4.4. Drywall 6

5. Processos de armazenamento e destinação dos resíduos no canteiro de obras 10

6. Vantagens e desvantagens 11

6.1 Vantagens 11

6.1.1 Fácil manejo 12

6.1.2 Boa aparência 12

6.1.3 Boas propriedades térmicas e acústicas 12

6.1.4 Boa aderência 12

6.2 Desvantagens 12

6.2.1 Baixa resistência à água 12

6.2.2 Baixa resistência ao choque 12

7. Conclussão 13

8. Referências 14

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca por meio de revisões teóricas de livros, sites e artigos, discorrer a aplicabilidade do gesso desde seu advento até a atualidade. Caracterizar o gesso e destacar seu emprego com ênfase no ramo da Construção Civil. Além disto, destacar suas vantagens e desvantagens na área da construção.

2. CONTEXTO HISTÓRICO

O gesso é considerado por muitos como um dos mais antigos dos materiais para construção civil que exigem transformação no processo de obtenção. Sendo este utilizado ainda a cerca de 8000 a.C. Escavações na Síria e Turquia revelam que o gesso sendo utilizado na forma de rebocos que serviam de apoio a frescos decorativos, outro exemplo muito conhecido é a Pirâmide de Quéops, de aproximadamente 2800 a.C., que preserva um dos mais antigos vestígios do emprego de gesso em construção, tento como material de rejunte o gesso.

Figura 1: Pirâmide de Quéops. Disponível em Google Imagens.

Nos dias de hoje, a aplicabilidade do gesso é extensa. Cada profissional adapta este material a uma função determinada as necessidades da sua área. Podendo ser utilizado por ceramista, fundidor, decorador, dentista, e principalmente na Construção Civil. Além da boa estética aliada ao baixo custo deste material, peças dimensionadas com uso deste aglomerante, garante a obra um bom isolamento térmico e acústico.

3. CARACTERÍSTICAS

A NBR 13207 define o gesso para Construção Civil como “Material moído em forma de pó, obtido da calcinação da gipsita, constituído predominantemente de sulfato de cálcio, podendo conter aditivos controladores do tempo de pega.” (NBR 13207/1994).

No contexto da Construção Civil, o gesso é classificado como aglomerante aéreo devido ao seu endurecimento ser ocasionado pela presença de CO2 no ar.

O gesso apresenta características e propriedades bastante interessantes, como o endurecimento rápido (8 à 12 minutos); plasticidade da pasta fresca e lisura da superfície endurecida; maleabilidade; leveza; resistência mecânica ( > 8,40 Mpa); aderência; excelente propriedade de isolante térmico e acústico; resistente ao fogo (ARAGÃO,s/d).

Figura 2: Aplicação do gesso na Construção Civil. Disponível em Google imagens.

4. UTILIZAÇÃO DO GESSO NA ENGENHARIA CIVIL

Devida ao grande número de propriedades e características, este aglomerante aéreo apresenta um leque de funções no ramo da Construção Civil. O gesso é amplamente utilizado no revestimento de paredes, no lugar da massa fina. Uma segunda opção é fundir molduras na modelagem e fixação de placas para forro; como chapas de gesso acartonado (compostas basicamente por duas folhas de papel recheadas de gesso), também se prestam à execução de forros, além de permitir a construção de paredes divisórias conhecidas como drywall.

4.1. REVESTIMENTO DE GESSO

O revestimento de gesso é usado em paredes e forros com a finalidade de um acabamento liso e fino. Em sua aplicação, recomenda-se uma espessura de 5 ± 2 mm. No preparo da pasta, deve-se consumir no máximo por 40 mim devido a pega. Sua aplicação é feita com uma desempenadeira de PVC ou rolo e aplicado em faixas com movimento de vai e vem. Reveste-se uma metade e depois completa. O sarrafamento é feito com uma régua de alumínio. Em seguida, se apresentar algum defeito passa-se a desempenadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com