TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS EM EDUCAÇÃO

Dissertações: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS EM EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  1.810 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS EM EDUCAÇÃO

Autoria: Delane Macedo; Marielson Carvalho; Milca Fontenele; Ronaldo Veras.

RESUMO

Entendendo-se que a educação é transmitida pelas escolas que são empresas classificadas no setor de serviços, e que essas empresas tendem cada vez mais a ampliar sua estrutura material, admite-se a necessidade de conhecimentos específicos para administrar a sua parte material. Com o propósito de conhecer o processo de obtenção e armazenamento de materiais em educação buscou-se realizar um estudo de caso na U.E. Presidente Castelo Branco, uma escola pública estadual do municio de Piracuruca-PI. A pesquisa revelou a necessidade de cursos de capacitação para os gestores escolares, ao mesmo tempo em que apresentou diversas falhas existentes na administração pública escolar.

1. INTRODUÇÃO

A Administração de Material é um corpo organizado de conhecimentos que visa utilizar e fazer render, em sua plenitude, os equipamentos, as matérias primas, as ferramentas, os materiais que auxiliam direta ou indiretamente o processo produtivo da empresa. Material é uma designação genérica de tudo que possa ser contabilizado, isto é, possa ser quantificado e transformado em unidades monetárias.

"A Administração de Materiais, por assim dizer, um ramo especializado da Ciência da Administração, pois que trata especificamente de um conjunto de normas relacionadas com a gerência de artigos essenciais a produção de um determinado bem ou serviço". (Messias,1971)

Assim como a Administração Escolar é um campo aplicado da Administração Geral, a Administração de Material poderá vir a ser um ramo especializado da Administração Escolar.

A pesquisa realizou-se na U.E.Presidente Castelo Branco, escola pública do município de Piracuruca, construída em 1951, tem portanto um prédio com arquitetura arcaica, não apresentando local adequado para armazenamento de materiais. Diante de tal constatação buscou-se conhecer de que maneira o núcleo gestor realiza a administração de materiais na escola diante da ausência de um local adequado e a falta de formação específica para administração de materiais.

"A missão do almoxarifado, qualquer que seja a classe, e servir de intermediário dando abrigo provisório a certos produtos; sua organização dependerá por conseguinte, deste caráter provisório e se orientara no sentido de dar maiores facilidades para as entradas e saídas dos produtos, para que o seu estagio seja o mais breve possível e para que o estoque se tome suficiente para as necessidades normais."(ARAÚJO,1973)

Os recursos materiais interferem diretamente na qualidade da educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 estabelece um padrão mínimo de oportunidades educacionais para assegurar um ensino de qualidade, baseado no cálculo do custo mínimo por aluno. Todavia, muitos sistemas de ensino ainda estão criando condições para o cumprimento desses dispositivos. Segundo Martins (2001), é preciso que os sistemas de ensino vençam, gradativamente, essa distancia entre o possível e o desejável. É preciso racionalizar a utilização dos recursos como forma de evitar desperdícios.

Na empresa escolar há um aspecto material que deve ser cuidado pelo Admistrador Escolar. Em outros tipos de empresa, a Administração de Material passa a ser fundamental, são aquelas empresas em que o produto final é material, onde a compra de matéria prima, seu transporte, armazenagem, estocagem, distribuição etc., são componentes essenciais dos custos de produção, que afetam o preço do produto e condicionam a margem de lucros. Qualquer deficiência nas funções da Administração de Material pode, no caso dessas empresas, paralisar a linha de produção acarretando prejuízos irrecuperáveis.

Em educação, a Administração de Material assume conotações peculiares. Como a empresa escolar produz educação, que é um produto imaterial. Parece a primeira vista que o aspecto material não tem nenhuma importância. Quando a parte material falha não se atinge direta e imediatamente a relação professor-aluno, binômio fundamental do processo educativo. Um processo mais idealizado requer material didático auxiliar como giz, quadro-negro, livros, gravadores. projetores de filmes, retoprojetores etc. Com a evolução tecnológica assiste-se a introdução de tablets, notebook, de maquinas de Xerox, e do próprio computador como elemento auxiliar do professor. É evidente que a maior ou menor sofisticação dos recursos materiais estarão sempre condicionados pelos recursos humanos e financeiros com que pode contar o administrador

Outro fator preponderante para a realização deste trabalho foi a percepção da importância adquirida pelo gestor escolar pois ele o responsável por planejar e comprar os materiais. Ele deve conhecer as necessidades e as prioridades da instituição, acompanhando sistematicamente seu desenvolvimento. Para que possa adquirir os recursos materiais e contratar os serviços ele deve conhecer os procedimentos gerais fixados na legislação que institui as normas para licitações e contratos de administração pública. Contudo em entrevista, a diretora ressaltou que participa de todos os cursos ofertados pela seduc, contudo eles referem-se apenas a aspectos didáticos. Destaca ainda que muitas de suas práticas são realizadas de acordo com experiências anteriores e com o uso do bom senso.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

Nas unidades escolares a compra e armazenamento de materiais devem sofrer contínua atenção, dando-se destaque fundamental ao material diretamente ligado ao processo de produzir educação. Neste aspecto os livros, material didático e recursos audiovisuais devem ter tratamento especial.

A administração de material escolar não pode ser isolada das decisões dos responsáveis pela administração escolar do sistema. O material escolar deve ser o reflexo de uma filosofia e política de educação condicionantes de seus aspectos administrativos e pedagógicos. O material empregado na escola pode ser uma das variáveis da qualidade de ensino. Os conhecimentos desenvolvidos pela administração geral possam servir para que isso seja realizado. Do estudo dos efeitos da parte material do ensino poderemos ter, no futuro, uma administração de material escolar e, portanto, um ramo especializado da administração escolar.

Na empresa escolar há um aspecto material que deve ser cuidado pelo Admistrador Escolar. Em outros tipos de empresa, a Administração de Material passa a ser fundamental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com