TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gordon Cullen Paisagem Urbana Fichamento

Por:   •  23/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Cullen, Paisagem Urbana

Perspectiva

O Livro aborda conceitos interessantes sobre a paisagem urbana, mostrando o quão essenciais são os espaços, ruas, surpresas, organização e desordem de edifícios ao mesmo tempo, que consiste no meio urbano são para a vida dos habitantes que nela vivem. Discorrendo que quando uma cidade aparenta monotonia ela é um fracasso por não cumprir sua missão.

Movimento

Dentre os 3 aspectos citados no livro o primeiro é a óptica, o ponto de vista do observador e a compreensão visual do espaço urbano, ao caminhar pela cidade através de um olhar crítico, se no meio desde caminhar obter variações arquitetônicas ou revelações súbitas a medida que percorre a cidade pode ser chamado de visão serial.

Local

O segundo aspecto citado no livro, é o local que expressa as relações espaciais de distâncias e significados entre os elementos da paisagem do aqui e do além onde se está embutido o enclave, que é um ambiente delimitado porém possui aberturas para o exterior criando certa ligação entre o interno e externo. O recinto pode ser vinculado ao enclave sendo um lugar de sossego com relação entre o homem e espaço dentre outros que podem vir a representar o local.

Conteúdo

O terceiro e último conceito que Cullen ressalta é o conteúdo o aspecto de um ambiente que compõem ou cria uma paisagem, transmitindo uma visão de acolhimento, intimidade e aconchego, tanto interior quanto exterior mostrando que seu arranjo formal e significativo, deixando de ser um genuíno espaço para se tornar um lugar com ligações entre as pessoas que nela se insere.

Conceito

O livro de Cullen observa muitos assuntos para suas paisagens urbanas que nelas incluem sentimento, criatividade, racionalidade e liberdade compostos em um mesmo meio de observação. O estímulo de promover a percepção da cidade em uma visão serial como um instrumento cria um observador mais atento às suas emoções e aos aspectos urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (25.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com