TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  6/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 9


Universidade São Francisco

Graduação em Arquitetura e Urbanismo




Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte

Profª. Débora Gomes













Ana Paula Fontano | RA

Caroline Cecatti | RA 004201600498

Gabrielly Almeida | RA 004201600152

Jeisiely Santos | RA 004201600161

Naira Graciano |RA

Thais Alves | RA

THAUA – AULA 22/08

APRESENTAÇÃO SEMINÁRIOS

  • OS CINCOS PONTOS DA ARQUITETURA MODERNA

Analise sobre a revolução francesa.

Poder político do Clero.

Datas de acontecimentos relacionados ao modernismo.

Permear o espaço através da utilização dos pilotis.

Teto era um espaço subutilizado, propor o terraço jardim, fazer área de convívio, lazer.

Diminuição de ornamentos, sempre prezando pela funcionalidade.

Dissociação entre estrutura e paredes, permitindo fachada livre e janelas em fita.

 

Revolução Industrial: transição do campo para cidade, transformou os padrões das pessoas na cidade e produção de novos edifícios.

Geração de novas tecnologias

3 coisas: estacoes de trem, diferentes casas suburbanas e diferentes aranha céu.

Madeira substituída pelo ferro, vidro, estruturas, mas esbeltas.

As ferrovias modificaram o meio ambiente, pontes de galerias, estoques, banco de finanças. Mobilidade na cidade

Palácio de cristal em Londres: teto de vidro

Torre Eiffel – ferro

Modernismo

Reflexo da revolução industrial na arquitetura

Funcional e organizada, consequência da produção em massa.

Casa modernista em SP.

Villa Sayoe – primeiro projeto dentro dos cinco pontos da arquitetura moderna

Pavilhão de Barcelona

Edifico MMM

PILOTIS – eleva a casa, trabalha melhor a topografia, conecta interno e externo, área livre no térreo.

PLANTA LIVRE – É a separação e desvinculação entre estrutura e paredes divisórias. Isso faz com que possamos arranjar da maneira como quisermos os espaços internos de um edifício sem que ele desabe. Na imagem é possível visualizar isso através de como os pilares estão destacados e independentes das paredes.

FACHADA LIVRE – Consequência direta da planta livre, com abertura e rasgos sendo feitos na fachada sem levar em conta a estrutura.

TERRAÇO JARDIM – Ao invés de perder uma área que poderia servir de alguma forma, o terraço jardim propõe que que possam ser criaras áreas de lazer e permanência.

  • LE CORBUSIER E O MODULOR

O Objetivo desse relatório é estudar e compreender Le Corbusier e o Modulor, como esse sistema foi desenvolvido por ele, as tentativas e críticas.

Le Corbusier

Le Corbusier foi um arquiteto, urbanista, escultor e pintor, designer de móveis, escritor, editor, fotógrafo amador e cineasta Ele era de origem suíça mas naturalizado como francês em 1930. É considerado, um dos mais importantes arquitetos do século XX.

Um dos princípios do Le Corbusier era adequar as construções futuras às necessidades do homem conforme o crescimento das metrópoles. Os seus projetos recebiam forte influência do movimento Bauhaus que predominava na Alemanha na época. Com uma visão futurista, ele foi o primeiro arquiteto a enxergar as transformações que a presença de muitos automóveis exigiria na construção e na arquitetura das cidades. Através disso trouxe uma nova perspectiva e a ideia de terrenos fluidos debaixo da construção, o que seriam os parques e estacionamentos nos projetos contemporâneos.

Sua carreira durou por de seis décadas onde reformulou cidades da América do Sul até a Índia. Ele projetou diretamente setenta e cinco edifícios em doze países e assessorou mais de quatrocentos projetos arquitetônicos. Corbusier repassou  suas ideias através de seus quase quarenta livros e centenas de ensaios publicados. Isso, fez que com que ele se tornar-se um dos artistas mais influentes e controversos do século XX.

Le Corbusier apresentou idéias não convencionais que ajudaram a moldar a sociedade moderna. Seu trabalho continua a ser estudado, criticado e reinterpretado hoje, ganhando novos significados e influenciando as gerações futuras.

Em 1935, Le Corbusier foi convidado ao Brasil. O convite de Lúcio Costa, um admirador para projetar o novo Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro. O design de Le Corbusier levou seus cinco pontos da arquitetura a novos patamares. Além disso, Corbusier desenvolveu planos urbanos novos e fantásticos para o Rio de Janeiro e outras cidades sul-americanas.

Acontecimentos Mundiais

Modulor

•    Modulor é um sistema de medidas e proporções humanas/geométricas. 

•    Em 1948 foi lançado O modulor, seguido por O modulor 2 em 1953. 

O Modulor foi criado por Le Corbusier na intenção de que tratasse de medidas visuais da arquitetura, baseadas em proporções humanas: dedo, polegada, pé, palmo etc. Para que a construção tivesse suas proporções em harmonia com o corpo humano, assim como eram nas construções dos templos indígenas e catedrais construídas a partir de medidas precisas que faziam referência a um código do que se entendia como essencial. Saber de quais instrumentos se dispunha para encontrar a essência dessas construções era o ponto de partida, e parecia se tratar de instrumentos que transcendiam o tempo.  

•    Devolver a harmonia aos espaços em relação ao corpo humano.

Para Le Corbusier era necessário seguir redesenhando as lições de nossos antecessores para descobrir o que se adapta a nosso contexto e, assim, encontrar as falhas e seguir descobrindo tudo o que nos transcende quando algo novo surge.

Definição

A tentativa de implantação do sistema Modulor

Na época existia um conflito para adotar uma unidade de medida, pois os arquitetos da época não seguiam um padrão de medida, então Le Corbusier tenta propor uma única unidade de medida. Porém para ele trabalhar com Metros era uma coisa muito simples, banalizada, onde qualquer pessoa poderia projetar sem pensar nas proporções de escala humana. Então ele cria um sistema para padronizar a unidade de medida arquitetônica, seguindo um modelo de corpo humano, baseado nas proporções áureas e no homem vitruviano. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com