TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grecia antiga

Por:   •  15/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Instituto de Tecnologia – IT

TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA I

Professor: Claudio Antônio Santos Lima Carlos.

Alunos: Bruna Thomé, Lucas Levi, Thaís Cristina e Thaís Gomes.        Data: 14/07/2015

O seminário apresentado pelo grupo no dia 08/05/2015 teve como tema a Grécia Antiga, abaixo citaremos os principais temas abordados na apresentação.

Primeiramente, foi abordado o motivo pelo qual é difícil ensinar-se Arquitetura Grega no nosso país, essa dificuldade se dá pela influência cultural que nosso país recebeu dos gregos. Logo após, foi falado sobre a evolução das atividades artísticas que se tornaram atividades autônomas e a nomenclatura dessas atividades. Foi falado também da maneira que um artista é reconhecido e da desvalorização da experiência e da educação por parte dos gregos.

Como foi apresentado, os gregos fazem distinção entre as artes como Arquitetura, pintura, escultura, etc; e para cada uma dessas, acreditam que haja regras objetivas, similares às leis da natureza. No caso da Arquitetura, essas regras são conhecidas como ordens e divididas entre a Ordem Dórica, a mais antiga na arquitetura grega, Ordem Jônica, com seus capitéis ornamentados com duas volutas e a Ordem Coríntia, a mais ornamentada das três.                 

Também explicada na apresentação, a Ordem não inibe a espontaneidade do projetista, por serem apenas regras ideais. Uma comparação que exemplifica essa ideia, e que foi abordada pelo grupo, é com o Homem. Todos os homens participam de uma espécie comum; não se pode dizer que um seja mais homem que outro; apesar disso, todos os homens são diferentes porque a espécie é apenas uma regra estrutural, não um molde uniforme.

Logo após foi falado sobre a maneira abrangente a relação entre a importância dos edifícios e os gregos. Foi possível observar que as regras e os métodos construtivos mencionados anteriormente durante o seminário, demonstram que submetem as construções a uma doutrina totalmente unitária e reconhecível. Tal doutrina nos habituou a reconhecer a cidade como um agregado de edifícios desligados entre si. O traçado da cidade não possuía uma importância se comparado a alta relevância do traçado dos edifícios, mais especificamente os templos.

Outro ponto mencionado foi a relação das grandes construções, dos templos, com a natureza. O modo como esses elementos se interagem e se completam e não são analisados e vistos separadamente, fazem parte de um conjunto. Os grandes templos significavam poder e soberania e a influência grega dava-se através da imponência de seus templos e não pelo tamanho de suas cidades. No campo político, vimos como a organização política deve ser feita dentro dos parâmetros da cidade e seu número de habitantes não pode ser muito elevado, não ultrapassando o limite da cidade, para que a Assembleia tenha o conhecimento de todos. O integrante abordou também o equilíbrio grego entre o empirismo e a objetividade, mas mostrando as indagações do grego de como seriam os feitos se seu lado irracional não fosse revelado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com