TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grecia antiga (agora e ordens)

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

As ordens Gregas:

As colunas apareceram pela primeira vez na arquitetura grega durante o século VII a.C. e atingiram seu auge com a construção do Parthenon, 200 anos mais tarde Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia.

Dóricas: A mais antiga das existentes na arte grega, apresenta formas geométricas, regras rígidas, uma elegância formal e um equilíbrio de proporções. O termo “dórico” é relativo aos dórios, povo que ocupou a Grécia Peninsular, a península de Peloponeso, a partir de 1.200 a.C., onde se originou esta ordem. É principalmente empregada no exterior de templos dedicados a divindades masculinas e é a mais simples das três ordens gregas definindo um edifício em geral baixo e de caráter sólido. A coluna não tem base, tem entre quatro e oito módulos de altura, o fuste é raramente monolítico e apresenta vinte estrias ou sulcos verticais denominados de caneluras. O capitel é formado pelo équino, ou coxim, que se assemelha a uma almofada e por um elemento quadrangular, o ábaco. O friso é intercalado por módulos compostos de três estrias verticais, os tríglifos, com dois painéis consecutivos lisos ou decorados, as métopas. A cornija apresenta-se horizontal nas alas, quebrando-se em ângulo nas fachadas de acordo com o telhado de duas águas.

http://www.historiadigital.org/resumos/resumo-grecia-antiga/

Jônica: A Ordem surge a leste da Grécia oriental e seria, adotada também por Atenas. Desenvolvendo-se paralelamente ao dórico apresenta, no entanto, formas mais fluidas e uma leveza geral, sendo mais utilizado em templos dedicados a divindades femininas A ordem jónica percorreu uma lenta evolução desde a sua criação (séc. VI a.C.) até à sua constituição final no período clássico. Sendo caracterizada pela existência de uma base seguida ou não de um plinto ; tem igualmente um fuste delgado, na generalidade feito por uma só pedra, que possui mais caneluras, do que as existentes na ordem dórica; estas apresentam-se mais profundas e semicirculares, não possuem quaisquer arestas vivas e a sua ênfase mostra-se pouco notória; do mesmo modo apresenta um capitel muito característico com faces iguais duas a duas (normalmente são quatro volutas ou espirais unidas por linhas curvas); apresenta ainda uma arquitrave composta por três faixas progressivamente salientes e um friso contínuo e decorado.

O Erecteion de Atenas, levantando em honra de um lendário herói ateniense chamado Erecteu, terminou sua construção em 406 a.C., estando localizado sobre a Acrópole da cidade.

Coríntia: A ordem começa a ser utilizada no século IV a. C. como uma evolução estilizada da ordem jónica. As suas proporções são, igualmente, esbeltas e elegantes, o fuste decorado com caneluras semicilíndricas, mas o capitel apresenta uma decoração exuberante com folhas de acanto, coroadas por volutas jónicas. Formato do capitel coríntio sugere folhas de acanto e quatro espirais simétricas e foi usado para substituir o capitel jônico como uma variante luxuosa desta ordem.

Suas principais características:

• Acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos;

• Um fuste mais delgado do que o da ordem jônica;

• Mais esguia: com altura igual a até 11 vezes o diâmetro.

• O entablamento e o frontão, ricamente adornados com relíquias;

• Precisão de detalhes que visava a expressão de luxo e poder.

• Todos esses detalhes simbolizavam a riqueza, opulência e poder da cidade-estado de Corinto, provavelmente o lugar de onde esta ordem surgiu.

• A coluna era mais fina que a dórica e a jônica, e uma das características em comum desta com a última era a presença de uma base

http://arquiteturagrega.blogspot.com.br/2012/04/ordem-corintia.html

http://historiadasartes.blogspot.com.br/2007/12/ordem-jnica.html

http://historiadasartes.blogspot.com.br/2007/12/ordem-drica_5374.html

http://umabrasileiranagrecia.com/2015/08/os-tres-tipos-de-colunas-gregas.html

Técnicas Construtivas

Devido a escassez de matéria prima, tiveram de exercitar suas engenhosidades na construção. Contavam principalmente com implemento rudes de pedra ou metal maleável. Devido a falta de solo fértil, tiveram suprimento insuficiente de madeira. O material de construção mais comum entre eles, era o tijolo seco ao sol, que é facilmente preparado no calor do verão.

Umedecer o solo, molda-lo na forma dos tijolos e coloca-los para secar ate que endureçam, então são colocados em fileiras usando a lama como argamassa, evitando que a chuva penetre nas juntas. As fendas eram cobertas com lama para nivelar a base. Palha e grama eram geralmente acrescentados a lama para lhe dar maior coesão. Mesmo com tais técnicas a tendência era ruir sob a pressão. Dessa forma, as paredes das grandes construções eram reforçadas com uma estrutura de madeira, que consistia em toras na vertical e horizontal, onde se inseriam panos de tijolos. Essas precauções eram necessárias devido ao grande peso do tipo de telhado usado, que eram grandes pedaços de pedra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com