TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOTEL SAS ROYAL COPENHAGEN – primeiro hotel de desig do mundo

Por:   •  11/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 4

Arne Jacobsen

Arne Jacobsen (Copenhague, 11 de fevereiro de 1902 — Copenhague, 24 de março de 1971) foi um arquiteto, decorador, projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas dinamarquês. Começou a trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhague, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir desta data abriu o seu atelier, onde trabalhou até morrer. Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornariam uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Como arquiteto, os seu projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenho’u a cadeira Egg, em 1957.

[pic 1]

Arne Jacobsen

[pic 2] [pic 3]

Poltrona “egg” de 1957, criada por Arne Jacobsen.

HOTEL SAS ROYAL COPENHAGEN – primeiro hotel de desig do mundo!

[pic 4]

Hotel Torre e Terminal aéreo, c. 1960

Cortesia do Radisson Blu Royal Hotel, Copenhagen

A torre de Arne Jacobsen SAS Royal Hotel ergue-se a 20 andares acima da Hammerichsgade, dominando o horizonte central de Copenhaga. A fachada é composta de uma grade de membros de alumínio que emolduram bandas alternadas de vidro transparente e cinza-verde. Refletindo os céus sobre Copenhaga, a superfície tem um efeito atmosférico, mudando de minuto a minuto e emanando uma delicadeza incomum para paredes de cortina de edifícios da época. Jacobsen foi com a intenção de expor a interseção entre a inovação tecnológica e o ambiente natural, e, muito como o seu tratamento de têxteis em espaços interiores, ele usou o exterior para explorar as condições mutáveis da luz local em formas abstratas.

[pic 5]

Apresentação de modelo de SAS Royal Hotel atendida por Arne Jacobsen e Alberto Kappenberger, c. 1955

            [pic 6]

             Quarto de hóspedes, c. 1960.

             Cortesia coleção Aage Strüwing, Foto: Aage Strüwing

Os quartos de hóspedes, Jacobsen usado um sistema de construção modular para criar uma paisagem harmônica interior. Isto permitiu a maximização de espaço aberto e várias configurações com base nas necessidades dos hóspedes. Todo o mobiliário foram integrados em uma série de unidades de parede-pendurado, incluindo um arranjo empilhado de tabelas, um bagageiro em balanço e uma prateleira dobrável. Jacobsen liderou as tabelas com um laminado plástico protetor, azul e eles com wenge apareça como uma extensão dos painéis de madeira em frente. Uma lâmpada deslizante movido ao longo da revelação contínua horizontal ao longo do topo das caixas de parede-pendurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (787.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com