TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hegel Sociologia

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 5

1) A noção de dialética de Hegel é uma análise da vida social que resultam na negação e superação do homem. Como a noção é retomada e reformulada por Karl Marx? (1,0)

Marx se opõe ao idealismo dialético de Hegel. Marx era materialista e pensava que o mundo material condicionava a ideia que fazíamos dele e para isso ele acabou desenvolvendo uma interpretação que ficou conhecida como materialismo dialético. Marx trouxe uma analise dialética das relações econômicas que seriam as bases materiais e concretas da sociedade, e das relações sociais.A sociedade capitalista( que envolvia as relações econômicas e sociais) funcionava com base em duas classes que são antagônicas: a burguesia, que era a dona dos modos de produção, empresas, industrias e entre outros, e o proletariado, que era os trabalhadores que vendiam sua força de trabalho que acaba garantindo a produção.

A dialética marxista era composta por três termos que seriam a tese que é uma afirmação, a antítese que se contrapõe a tese e síntese que é a aceitação das anteriores.E nessa dialética marxista, a burguesia seria a tese, o proletariado a antítese e por fim a síntese eu seria a superação da sociedade de classes, dando lugar ao comunismo, ou seja, uma sociedade sem classes.

2) A ação dos indivíduos sobre a natureza é expressa no conceito de forças produtivas. A estrutura de uma sociedade, para Marx, depende do estado de desenvolvimento de suas forças produtivas e de outro conceito que lhe é interdependente. Qual é este conceito e qual o seu significado? Que relação é possível fazer com os conceitos de “estrutura” e “superestrutura”?(2,0)

O outro conceito a qual Marx se refere é ao de Relações sociais de produção que, refere-se as formas de distribuição dos meios de produção e do produto ( qual função irão realizar em uma produção) , e o tipo de divisão social do trabalho que ele irá exercer e o período histórico que ele está exercendo essa produção. As relações sociais de produção mostra o modo como os homens irão se relacionar e se organizar entre si para que possam produzir, o que cada individuo irá fazer, quais materiais e ferramentas há, quais fontes de matéria-prima eles poderão recorrer, entre outros. Além da decisão da distribuição, no qual, como a massa do que é produzido será distribuída, qual proporção será destinada para cada grupo e entre outros. As relações sociais de produção trata das varias formas tanto da organização da produção, até da distribuição.Enquanto as forças produtivas trata das relação entre homem e natureza, a relação social de produção trata das relações existentes entre os homem no processo produtivo.

A estrutura é o conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção.A estrutura é a base econômica de uma sociedade ou de uma organização e é representada pelas forças econômicas ,na qual, corresponde ao proletariado que acaba por produzir vendendo sua força de trabalho e assim garantindo a produção e nesse sistema pode se ver uma relação proprietário e proletariado, no qual, o proprietário muitas vezes define o que será feito na produção. A estrutura é um sistema produtivo e é o fundamento sobre o qual acaba se constituindo as instituições tanto politicas como sociais. A estrutura acaba por se estabelecer e se inter-relacionar com a superestrutura (é um produto que não têm forma material) que acaba por representar a base ideológica de um determinado tipo de sistema de produção, como a politica, direito, religião, códigos morais, filosóficos e entre outros. A explicação dessas formas ( jurídicas, politicas, espirituais) encontra-se na base econômica e material da sociedade. A superestrutura corresponde a burguesia, as instituições, ao Estado, e é a partir desse sistema que saem ideologias nas quais garantem a dominação do proletariado. Portanto,pode-se concluir que a estrutura é um sistema produtivo e capitalista, no qual, o proletariado vende a sua força de trabalho e garante a produção e a superestrutura é a forma de dominação do proletariado no sentido ideológico e institucional. Por fim, cabe ao proletariado fazer a revolução e mudar a historia do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com