TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Biblioteca de Viana do Castelo

Por:   •  22/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

Espaço Cidade e Espaço Biblioteca.

[pic 1]

Montagem fotográfica: Vítor Magalhães e grupo 2 de HAC, FAUP 2018/2019.

Depois da breve resenha cronológica e histórica da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a biblioteca afirmou-se como um importante centro de manifestação cultural e as instalações tornaram-se insuficientes face à procura dos utilizadores e nem suporta a expansão e aumento do seu fundo bibliográfico. Surge então a necessidade de um novo espaço do qual a opção passa pela criação de um novo espaço de raiz, com as dimensões devidas e localizada num local que possa oferecer um grande vínculo afectivo com o público e incorporada na envolvente urbana da cidade, como que um acto de paixão contemporâneo.

Provinda da requalificação da frente ribeirinha de Viana do Castelo, projectada por Fernando Távora – Plano para a Marginal de Viana do Castelo, e incorporado no Programa Polis. O plano previa a construção duma biblioteca municipal e é encomendada ao Arquitecto Álvaro Siza Vieira. O arquitecto teve que seguir as recomendações do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, atendendo que esta tem que ter um impacto importante e localizada numa relação com a envolvente urbana na qualidade de equipamento público, possuir uma imagem bem identificada sobre o ponto de vista arquitectónico e volumétrico. Tendo, também, o edifício que ter uma grande impressão emotiva e marcante, que deve ser planeada a refletir as suas diversas funções, optimizando-a e torná-la acessível a toda a população e comunidade urbana, e, também, abastadamente ajustável para suportar novas funções e serviços ou transformá-los. Para além da leitura, outras valências importantes a biblioteca deve comportar, tais como: exposições, realização de cursos de formação, conferências, etc. Além disso, a biblioteca dá um significativo contributo para a vitalidade urbana e da zona.

Siza Vieira aplica, então a sua filosofia arquitectónica para a construção da biblioteca. Tal como ele próprio disse: “as principais características da sua obra foram ditadas pelos "condicionamentos" da própria zona onde esta foi edificada, sobretudo com “a sua relação com a paisagem belíssima, com a toalha de água (rio Lima) e com a cidade antiga".  E como expressou, e bem ao aplicar o seu pensamento construtiva de edifícios contemporâneos “entre a Natureza e a frente do centro histórico, que é de grande qualidade", fez com que ele “a que tivesse sido elevado o piso público de leitura e a que se mantivesse a ligação da cidade com o rio", com o belíssimo pátio quadrado que salta à vista a emoção de relação recíproca com a reflexão do arquitecto, pois, esse alevantamento proporciona o atravessamento do edifício naquela zona onde “vai com certeza, ter muito movimento".

[pic 2]

Fotografia: Vítor Magalhães e grupo 2 de HAC, FAUP 2018/2019.

Neste caso Siza Vieira, perfeito conhecedor da poesia construtiva contemporânea, onde todo o poema da Biblioteca Municipal, iria de certeza chegar ao pensamento da população local, expressou, muito bem, este quase receio: “Não haver obstáculo e haver uma espécie de portal, que, neste caso, é uma porta horizontal que permite passar por baixo do edifício, entre a cidade e o rio, e ver o céu pela abertura".

[pic 3]

Fotografia: Vítor Magalhães e grupo 2 de HAC, FAUP 2018/2019.

A Biblioteca Municipal manifesta todos os prossupostos de uma arquitectura na qual a economia de representação dos meios é planeada com a riqueza de manifestações espaciais. A sua localização na marginal do rio Lima, as soluções espaciais técnicas e construtivas, manifestam uma simplicidade que quase só se obtém de um perfeito conhecimento e controle da complexidade no traço de Siza Vieira, como que a escrever um perfeito soneto onde o betão branco põe à vista, em simultâneo, a robustez e a delicadeza das formas, qual mensagem poética que o povo, a comunidade, vão sentir na criação arquitectónica e estabelecer a sua primorosa preocupação e respeito que o arquitecto teve pela envolvente urbana da zona. Siza Vieira, quando concebe um projecto arquitectónico, há nele uma grande particularidade de relação dos seus edifícios com as paisagens e culturas locais.

[pic 4]

Fotografia: Vítor Magalhães e grupo 2 de HAC, FAUP 2018/2019.

Que terá levado Siza Vieira a definir o projecto como o concebeu? Ao analisar o espaço cidade, Siza Vieira teve o cuidado com o respeito da relação entre o rio Lima e a cidade. Pois aqui parece-me uma razão a da explicação do volume do edifício. É importante haver a hipótese de atravessamento e visionamento entre a cidade e o rio, este é um desejo normal do homem. E por isso penso que ao fazer o alevantamento do edifício torna permeável a sua relação e consegue o desejado resultado. Daí que, de todas as opções tomadas por Siza, a primeira foi criar a visibilidade do Rio Lima, pelo que elevou a maior superfície, viável, de todo o edificado. Levanta o edifício do solo e consegue aqui criar uma relação visual através dos grandes vãos e cria, também, uma espécie de diálogo entre a construção e os jardins dos espaços exteriores. Por outro lado, a ligação dos volumes dá a entender que Siza quisera, com a praça criar um visionamento que parece fazer a ligação entre a biblioteca e um dos edifícios de Fernando Távora. Este espaço, uma praça, permite-me olhar serenamente o rio Lima, assim como toda a envolvente e ambiente. Além disso, ao aparentar um espaço exterior vinculado com um espaço interior, num só espaço - pátio, lembra-me o que li sobre os pátios de Siza: “Os «pátios» de Siza transformam uma tipologia antiga, mas também aludem a intermediários na história da arquitetura, como aos pátios informais de Aalto.” (Curtis,1999, pag.23).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (961.6 Kb)   docx (842.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com