TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conturbada Historia das Bibliotecas

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Júlio Cesar foi quem teve a ideia da Biblioteca publica, mas sua visão foi interrompida com sua morte. Mas sua ideia foi continuada por Asinio, Pólio fundou a primeira biblioteca publica em XXXXIX A.C. A Biblioteca era dividida em duas em linguagem Grega e outra em Latim para Romanos esse método de divisão de secção foi repetido em, todas as bibliotecas de Roma isso era um marco de mudança do padrão grego que seguia o biótipo de Alexandria.

Augusto não só continuou a obra de Cesar como quis superar- ló Augusto transformou Roma numa cidade imperial de tijolos a mármore e dentro de seus edifícios lá estava à primeira Biblioteca de Roma chamada Platina sendo que logo a pós a morte de sua irmã foi construída a segunda biblioteca Otaviana em sua homenagem.

Vários imperadores manteve em seus planos a ideia de construir Bibliotecas publicas Mas Trajano que projetou salas dispostas uma de frente a outra afastando da disposição tradicional das salas de leituras de vez ser de lado a lado.

Durante o império de Augusto os banhos públicos era parte de sua estratégica politica e com isso incluíram as bibliotecas como bjetivos de contentamento de massas.

O desenvolvimento das bibliotecas em todo império foi muito grande. Diferente de outras dinastias como Quin , Asteca e Ptlomeus os romanos não procuravam controlar o universo cultura a leitura não era uma vocação e sim um passatempo. Mas com MarcoTulio Cicero mostra isso não diminuía sua importância

Marco Tulio Cicero dispendeu bastante energia copiando livros e construindo sua biblioteca contando com a ajuda de Tirano Professor e intelectual de Roma Cicero escreveu 416 cartas junto com seus escravos cultos que também escrevera que ate hoje podem ser lidas .Era um bom orador refinado em seus discursos a medida que a republica se tornava império as bibliotecas adoradas por Cicero prosperava mesmo em meios de sucessivos incêndios Quando Cicero entrou em desacordo com Otaviano sucessor de Cesar foi assassinado e teve a cabeça e as mão decepadas

Em 64 d.c a Biblioteca de Platina e de Otaviana foi atingida pelo fogo Domiciano a restaurou ordenou que os livros perdidos fossem recuperados com o declínio do império e a chegada o cristianismo ocorreu uma mudança no uso dos livros Sindonio apesar de cristão apreciava a grandeza de livros escritos por pagãos.

Paras as mulheres foi bem mais receptiva aos pensamentos cristãos visto que os livros de vocacionais ficam expostos a lugares ocupados por mulheres sendo que antesas mulheres não tinham acesso à leitura, pois a mesma se de tia ao os homens para uso politico.

Os códices formas de livros que conhecemos hoje foram trazidos com o cristianismo, pois antes os armazenamentos de livros eram através de rolos com os códices foi mais fácil o armazenamento fazendo que os escritos durassem mais.

Além das depredações feitas por imperadores as bibliotecas também enfrentaram desastres naturais como a cidade de Herculano soterrada por erupção de um vulcão. As escavações do séculoXVIII revelou um cômodo da famoso Vila dos Papiros uma Biblioteca extraordinária contendo mais de dois mil rolos refletindo um ambiente eclético e letrado sendo maioria composta de papiros em escrita Grega apesar de restarem poucos livros os que restaram estavam enegrecido pelas chamas . Um padre Italiano desenvolveu uma técnica de restauração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com