TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPERMEABILIZAÇÕES EM EDIFICAÇÕES DIFERENTES TIPOS DE IMPERMEABILIZAÇÕES UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

IMPERMEABILIZAÇÕES EM EDIFICAÇÕES

DIFERENTES TIPOS DE IMPERMEABILIZAÇÕES UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O processo de impermeabilização de superfícies de uma obra é de grande importância para uma maior durabilidade dos materiais nela contidos e desta forma aumentando a vida útil da construção como um todo. A falta da impermeabilização de uma edificação pode causar o acúmulo de umidade e penetração de água em locais indevidos, estes podem ser causados pelo efeito de capilaridade da água ou percolação(atuação da água sobre superfícies onde não exerce pressão hidrostática superior a um quilo-pascal) e com isso é gerado diversos problemas para o imóvel, como: oxidação de vigas e ferragens de colunas, revestimentos descascados, manchas na pintura, problemas de saúde nos moradores (proliferação de fungos, bolores e mofos), etc.

A soma de todos os empecilhos que provem da falta de impermeabilização causam uma grande desvalorização da propriedade e o custo para reparos com relação a este problema crescem exponencialmente. Os locais mais comuns de umidade são em estruturas executas ao nível do solo, nas paredes perto do piso, casamento de água em lajes, casamento de água em caixas-d’água, casamento de água em piscinas e áreas molháveis.

Um bom projeto de estanqueidade da água em lugares estratégicos garante a redução de custos futuros para moradores e ocupantes de imóveis, sendo considerado uma medida preventiva para adversidades futuras além de manter uma boa estética para a construção.

Visto que há diferentes situações onde ocorrem o acumulo de água ou umidade é necessário a utilização correta dos tipos de impermeabilizantes disponíveis no mercado para se alcançar uma máxima eficácia do serviço a ser realizado. De acordo com a ABNT NBR 9575:2010 os tipos de impermeabilização são classificados segundo o material constituinte principal da camada impermeável sendo eles: cimentícios, asfálticos, poliméricos. Entre os tipos os mais utilizados são:

Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo: No momento da preparação da argamassa ou concreto ocorre a adição de hidrófugos que reagem durante o processo de hidratação, estes possibilitam a diminuição da absorção capilar e da permeabilidade pois preenchem os espaços vazios dos capilares no cimento quando hidratado. É importante ter o cuidado de utilizar esta mistura em áreas que tem pouca variação térmica e movimentação estrutural para evitar trincas e fissuras na argamassa ou concreto, pois este método é uma impermeabilização do tipo rígido, os locais mais indicados para utilização são vigas baldrames e pisos em contato com o solo.

Argamassa polimérica: São argamassas com adição de cimentos com polímeros acrílicos, assim tornado a mistura mais flexível e assim suportando mínimas movimentações da estrutura além de ter capacidade de aguentar pressões hidrostáticas positivas e negativas. Este método é bastante utilizado em poços de elevadores, subsolos, piscinas e reservatórios de água.

Emulsão asfáltica: Apesar de exigir proteção mecânica por ser hidrossolúvel são produtos baratos, mas deve-se cuidar para aplicar em locais que não ocorra retenção e empoçamento de água para ter um aumento de vida útil do produto. É um ótimo produto para lajes e terraços.

Manta asfáltica: É um dos impermeabilizantes mais populares no brasil pois tem alta disponibilidade no mercado e facilidade de aplicação, tem como principais características ser flexível (bom para utilização em lajes planas e inclinadas, porões, pisos de cozinha, etc.), resistente a rachaduras e garante uma maior eficiência térmica.

Membrana de polímero com cimento: Formada à base de polímeros acrílicos, cimentos, aditivos minerais e fibras sintéticas de polipropileno. Tem como vantagens ao se utilizar: alta elasticidade, (flexível), resistente a fissuras, não altera a potabilidade da água, resistente a pressões hidrostáticas positivas, excelente aderência substrato, pode ser aplicado sobre superfície umedecida, aceita aplicação direta de argamassas colantes para assentamento de piso. Estas vantagens levam a membrana de polímero acrílico ser um ótimo impermeabilizante para piscinas, tanques de água potável, sacadas, rodapés em paredes de gesso acartonado, entre outras possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com