TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Janaina T. Werlich Bender, arquiteta e urbanista. Especialista em acessibilidade pelo IBDA. acadêmica do Curso de Pós-Graduação de Pedagogia de Formação Profiisonal e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

  1. INTRODUÇÃO

No final do século passado, eram estimados 590 milhões de indivíduos com a idade de 60 anos ou mais. Para 2025, a previsão é que este número chegue a 1 bilhão e 200 milhões, atingindo 2 bilhões em 2050. A Organização Mundial de Saúde (OMS) manifesta sua preocupação com o aumento da expectativa de vida, principalmente considerando o espectro assustador da incapacidade e da dependência, as maiores adversidades relacionadas à saúde a partir do envelhecimento. As principais causas de incapacidade são as doenças crônicas, incluindo as seqüelas dos acidentes vasculares cerebrais, as fraturas, as doenças reumáticas e as doenças cardiovasculares.

O envelhecimento é responsável pelos declínios fisiológico e psicológico, contribuindo para a redução da capacidade funcional e da independência, impedindo ou dificultando a realização de atividades cotidianas. Devemos considerar outros fatores que contribuem para a diminuição da qualidade de vida, a saber: fragilidade musculoesquelética, descondicionamento físico, ansiedade e depressão, inatividade e menor motivação da auto-estima, gerados pela inadequada preparação para a ocupação do tempo livre.

  1. RESUMO

Segundo estudos importantes, os exercícios trazem benefícios tanto para homens como para as mulheres, reduzindo o risco relativo de 24% a 38% em todas as causas de mortalidade e reduzindo 50% o risco de infarto do miocárdio.

Estudos populacionais realizados atualmente acerca do envelhecimento têm revelado que aproximadamente 40% dos idosos com 65 anos ou mais precisam de algum tipo de ajuda para pelo uma atividade de vida diária.

Pesquisas têm relacionado aos exercícios físicos regulares benefícios físicos, sociais e psicológicos para todas as idades. Algumas condições como a alta prevalência, na população idosa, de quedas, doenças cardiovasculares, diabetes melito, e até alguns tipos de cânceres, tem sido associado ao baixo nível de atividade física.

Apesar dos inúmeros benefícios da atividade física, segundo estatísticas americanas, mais de 70% dos idosos podem ser classificados como sedentários. Fato que justifica a perda de massa muscular e força por falta de uso dos músculos.

  1. Benefícios da Atividade Física

A pratica regular de exercícios preserva a força muscular, intensifica a capacidade aeróbica, contribui para a manutenção e melhora da densidade óssea, da mobilidade e do equilíbrio, prevenindo as quedas, sendo de grande importância para a conservação da autonomia e independência.

A regularidade dos exercícios contribui para a redução do risco de doenças do coração, melhorando a circulação do sangue através do corpo. Também pode contribuir para melhor controle da pressão arterial, aumenta a disposição, melhorando a resistência à fadiga, aumenta a auto-estima e reduz as tensões, propicia ao individuo uma melhora no humor e afasta o risco de depressão.

A atividade física contribui a convivência em grupo, agregando família, amigos e motivando novos relacionamentos. A prescrição de exercícios tem sido fundamental na pratica medica, devido à pluralidade de seus benefícios para a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com