TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFRA ESTRUTURA URBANA - REDE DE ESGOTO SANITÁRIO

Por:   •  18/4/2018  •  Resenha  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 5

Arquitetura e Urbanismo

Projeto de Urbanismo II

Juliano Holdefer

INFRA ESTRUTURA URBANA

REDE DE ESGOTO SANITÁRIO

As primeiras redes de esgoto escovam, em um único conduto, as aguas servidas e as aguas pluviais. Posteriormente ficando evidente a inconveniência da mistura das duas, pela dificuldade de tratamento dos líquidos poluídos, aparece o sistema conhecido hoje como separador. Consiste no uso de duas tubulações ou uma tubulação dupla.

A figura 6.1 mostra o exemplo de sistemas de esgoto unificado e de sistemas separadores.

[pic 1]

As figuras 6.2 e 6.3 mostram sistemas unificados de esgoto cloacal e pluvial, nos quais, mesmo que em partes soluciona o problema da mistura dos líquidos.

[pic 2]

Descrição do Sistema de Esgotos Urbanos

A constituição da rede de esgotos urbanos define-se basicamente da seguinte maneira:

A) rede de tubulações destinadas a transportar os esgotos.

B) elementos acessórios, tais como, poços de visita, de recalque, etc.

C) estações de tratamento.

A figura 6.4 esquematiza os elementos básicos de um sistema de esgoto sanitário do tipo “separador absoluto” e outros necessários ao projeto.

[pic 3]

Rede coletora de esgotos

A instalação predial tem como ponto inicial uma rede coletora de esgotos. A mesma constitui-se pelo conjunto de aparelhos sanitário e a canalização que transporta o efluente doméstico até o coletor predial. Normalmente é uma tubulação fina e de diâmetro uniforme de 150mm, isso evita entupimentos. Os materiais escolhidos deverão considerar as condições do local, a disponibilidade dos tubos, custos, e a facilidade de obtenção. Na maior parte das redes os materiais utilizados são:

Cerâmica: resistem à corrosão e não requerem revestimento ou pintura;

Concreto (simples ou armado): substituem os tubos cerâmicos a partir de 400mm de diâmetro. Podem ser moldados ou pré-moldados, porém estão sujeitas ao ataque de substâncias químicas;

         Ferro fundido ou aço: aplicações em situações especiais, tais como trechos de travessias de córregos, riachos, linhas de recalque, estações de tratamento de esgotos, etc.

Plástico: utilizados para instalações domiciliares.

Ligações prediais

As ligações prediais que tem por finalidade estabelecer a comunicação entre a instalação predial de esgotos de um edifício e o sistema público correspondente constitui-se por um conjunto de elementos. Os sistemas de ligação prediais são: sistema radial e sistema ortogonal.

No sistema radial, normalmente de 100mm, os coletores prediais de vários edifícios são ligados a um único ponto de conexão. No sistema ortogonal o ramal predial tem direção perpendicular ao terreno, chegando a um ponto individual de conexão no coletor público.

 Poços de visita 

         São localizados em pontos críticos ou convenientes das canalizações – mudanças de direção ou declividade. Tem a finalidade de permitir a execução de trabalhos de manutenção e limpeza da canalização. Os poços de visita deverão ser fechados por tampões de ferro fundido. Com dimensão variável entre 65 e 70 cm, permitindo a passagem de uma pessoa.

As distâncias máximas entre estes poços de visitas são variáveis de acordo com o diâmetro das canalizações. Até 100m para diâmetros até 150mm, 120m para canalizações com diâmetro até 450mm ,150m para canalizações com diâmetro até 600mm.

 Entretanto, na maioria dos casos, a distância entre os poços de visita depende do comprimento das hastes de limpeza das canalizações de que dispõem as empresas de serviços sanitários.

[pic 4]

 Tanques Fluxíveis

Os tanques fluxíveis são dispositivos instalados em pontos da rede onde podem ocorrer depósitos e que provocam mediante descargas automáticas periódicas de agua, a lavagem do coletor.

Atualmente estes tanques são usados apenas em casos excepcionais quando não é possível assegurar a declividade recomendada.

Estações elevatórias

As estações elevatórias são indispensáveis em cidades ou áreas com pequena declividade, quando não é possível funcionar por gravidade o sistema precisa fazer um bombeamento.

Estações de Tratamento de Águas Residuárias Convencionais

Águas residuais se designa  também por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor. As águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (545.8 Kb)   docx (454.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com