TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFRA-ESTRUTURA VERDE: UMA ESTRATÉGIA PAISAGÍSTICA PARA A ÁGUA URBANA

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 4

INFRA-ESTRUTURA VERDE: UMA ESTRATÉGIA PAISAGÍSTICA PARA A ÁGUA URBANA

Na região dos estados de Washington é identificado que eles se preocupam em criar uma paisagem urbana que tem a função de minimizar as funções ecológicas e hidrológicas dos ambientes naturais. Podemos perceber isso, como parte de uma estratégia de implantar espaços urbanos abertos, que leva a entender que a paisagem vai muito alem de apenar ter a função de embelezar a cidade, mais que tenham também funções infra-estruturais que estejam relacionadas com o manejo das águas urbanas, conforto ambiental, biodiversidade, alternativas de circulação, acessibilidade e também a imagem local.

Além da função de deixar o ambiente urbano muito mais bonito os sistemas naturais, nos da a possibilidade de oferecer valiosos serviços ecológicos para a cidade, alguns por exemplo como, o abastecimento da água, o tratamento das águas das chuvas, a melhoria no clima, o seqüestro do carbono. Com o desempenho de alguns pioneiros no Noroeste Pacífico, já consegue-se notar vários projetos que desempenham essa idéia.

JARDIM DE CHUVA

Como pode notar nesse tipo de projeto, o solo é tratado com composto e insumos que dão maior porosidade, que faz com que ele haja como uma esponja para sugar a água, enquanto isso os microrganismos e todas as bactérias do solo eliminam os poluentes que são trazidos pelo escoamento superficial. Quando é adicionado as plantas, aumenta a sua evapotranspiração e a remoção dos poluentes.

O que deve ficar atento a um jardim de chuva, é o seu dimensionamento, pois depois de algumas horas depois do evento, não deve ficar água parada na superfície dele.

CANTEIRO PLUVIAL

O canteiro pluvial é praticamente como o jardim de chuva, que foi colocado em pequenos espaços urbanos. O canteiro deve ter a capacidade de infiltração com extravasador, ou em modelos sem infiltração deve-se contar somente com a evaporação, evapotranspiração e também com o transbordamento da água.

BIOVALETA

Pode ser chamada também de Biorretenção vegetada, elas são parecidas também com o jardim de chuva, porém normalmente são depressões lineares totalmente preenchidas com vegetação, solo e alguns elementos filtrantes, que são responsáveis pela limpeza da água da chuva, e que são direcionadas para os jardins de chuva ou em alguns casos, sistemas convencionais de retenção e detenção de água.

Alguns fatores como a luz solar, o ar e os microrganismos, são responsáveis em decompor os poluentes que ficam presos na vegetação.

Esse sistema é composto por células que são ligadas em séries, fazendo com que o seu extravasamento siga com a declividade do terreno.

LAGOA PLUVIAL

Esse tipo de sistema funciona como uma bacia de retenção de água, que recebem também a água pelo escoamento por drenagens ou pelo método tradicional. Ele se caracteriza como um lago construído, mais sem a função de receber efluentes de esgotos domésticos ou de indústrias.

Tem uma estrutura que acaba exigindo mais espaço do que as anteriores, mais que funciona muito bem quando se tem que armazenar um grande volume de água, e por ter essa dimensão e volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com