TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SOCIAL

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SOCIAL

ACADÊMICOS: LUANA FONSECA, MARLON SCATOLIN E SABRINA GRIFANTE

        O pós-modernismo, no sentido amplo, é uma ruptura da ideia modernista de que o planejamento e o desenvolvimento devem concentrar-se em planos urbanos de larga escada, de alcance metropolitano, tecnologicamente racionais e eficientes. Já o pós-modernismo cultiva, uma ideia de tecido urbano como algo obrigatoriamente fragmentado, uma montagem de fomas sobrepostas que podem ser efêmeros. Para o pós-modernismo, o projeto urbano deseja somente ser sensível às tradições vernáculas, às histórias locais, aos desejos, necessidades e fantasias particulares, ou seja, um projeto em que o homem ou o usuário esteja personalizado no espaço projetado.

        O movimento pós modernista crítica o alto zoneamento atribuído nos projetos modernistas, onde a cidade é totalmente setorizada e o deslocamento de pessoas em grandes distâncias faz-se necessário, para essa necessidade de circulação entre zonas, Leon Krier (1987), atribui o termo “antiecológico”, caracterizando isso como perda de tempo, de energia e de espaço. Ainda de acordo com Krier, um bom planejamento urbano é caracterizado por uma totalidade de funções urbanas, onde distâncias a pé são compatíveis e agradáveis, para isso, a cidade não pode crescer por extensão e altura, mas somente por multiplicação, constituindo uma cidade formanda por diversos quarteirões urbanos, estes formando, cidades no interior de cidades.

        Outra dura crítica atribuída ao pós-modernismo é a ruptura total com a história, devido a isso, há a inclinação pós-moderna de acumular todas as espécies de referências a estilos passados. Devido a forte onda causada pelo descontentamento cívico do final dos anos 60, nos Estados Unidos, as autoridades da época buscaram soluções que provocassem a volta da população para o centro. Dentre as medidas tomadas estão a criação de novas atrações para o centro, como a Feira e a construçÃO de prédios com elementos clássicos, criando uma ideia de ilusão e de fantasia.

        Todas essas alterações, ficções, fragmentações, colagens e ecletismos, inseridos num conceito geral de efemeridade e de caos caracterizam a arquitetura pós-moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com