TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Social E Politico

Pesquisas Acadêmicas: Pensamento Social E Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Código de ética do Assistente Social, nos princípios fundamentais VI e XI responsabilidade de ficarmos atentos às diversas formas de atuação sem preconceito e discriminação de qualquer tipo.

Desta forma fica clara a importante atuação do Serviço Social; intervir para trazer a essas pessoas prejudicadas pela discriminação racial o conhecimento que lhes possibilite novas ações para essa mudança de realidade pelo emponderamento dos seus direitos sociais. O agente social é o facilitador dessa questão racial e o direito ao respeito e dignidade, para que possa adquirir o desenvolvimento de uma sociedade sem preconceitos assim promovendo a igualdade entre todas as etnias.

O profissional do Serviço Social tem como um dos princípios profissionais atuar no empenho em eliminar qualquer forma de preconceito, bem como proporcionar a discussão das diferenças, a participação de grupos que são discriminados em sociedade e o respeito à diversidade.

Portanto, o Serviço Social como profissão que atua com anti-racista, tanto para a evidencia, discussão do tema, como a proposição de meios de organização desta população na luta contra o racismo.

A luta anti-racista visa combater as formas de opressão, exploração e dominação sobre as raças historicamente consideradas do ponto de vista ideológico como inferiores, em especial, contra a ideologia racialista construída socialmente acerca da população negra.

Afirma-se o papel do Serviço Social como profissão a se apropriar da luta anti-racista, pois trabalha no âmbito das práxis-educativas com famílias, estas e em geral, são famílias advindas da classe trabalhadora, ou que dela depende, e são estas que vivenciam em geral, no seu cotidiano as manifestações do racismo e não possuem meios para superá-los. Dentre as desigualdades vivenciadas pela população brasileira, o Serviço Social atua nas desigualdades concretas vivenciadas para população negra, estas que estão atravessadas de complexidades. A apropriação da abordagem étnico-racial pelo Serviço social é elemento essencial para a análise das intervenções no cotidiano profissional, seja na prática educativa, metodológica, política, étnica, além de ser efetivo instrumento de combate no racismo.

Os principais direitos conquistados pelo Movimento são:

• Pré-vestibular para negros e carentes.

• Estatua de Zumbi dos Palmares no centro de Duque de Caxias.

• Lei Municipal para as escolas ensinarem a cultura e a historia.

• Medalha Zumbi dos Palmares dada à uma pessoa que se destacou em politicas e pensamentos étnico-raciais.

• Semana das tradições de artes contemporâneas.

• Criação do Conselho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com