TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção Na Praça do Sebo Recife

Por:   •  6/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

PROPOSTA

O presente projeto destina-se a uma intervenção na praça do Sebo, localizada na Avenida Guararapes, Recife; visando a melhoria do espaço, reorganizando o seu traçado, qualificando os espaços e potencializando o seu uso unindo as características históricas do local com ideias mais modernas de acessibilidade e mobiliário urbano.

SITUAÇÃO ATUAL

1 – Abandono

A praça está abandonada pela população, pelo fato não só da falta de infraestrutura como também a falta de conhecimento da população sobre a praça.

2 – Falta de visibilidade

As formas da praça dificultam o acesso físico e a visibilidade do espaço por seus usuários; onde possui acesso para pessoas com deficiências.

3 – Irresponsabilidade

Ao estudar a praça fica nítido o descaso dos órgãos responsáveis pela manutenção e segurança de praça que foi se tornando propícia ao tráfico de drogas, assaltos e mendicância.

4 – Falta Espaço de convivência

A praça atualmente cercada por grades, separa a praça em si do espaço dos bares. Porém essa forma de separação dos espaços atrapalha o fluxo de passagem das pessoas.

PARTIDOS ARQUITTETONICOS ADOTADOS

Para os problemas apontados, decidimos adotar os seguintes partidos arquitetônicos na elaboração do projeto:

1 – Ampliação da área da Praça

Recuando mais as mesas dos bares e restaurantes para mais próximos dos estabelecimentos e substituindo as grades de que limitam a praça por vasos com arvores não só aumenta o espaço de circulação e permanência da praça com cria um sentimento de que a praça está aberta a todos.

2 – Acessibilidade

Para melhorar o acesso à praça, é necessário o nivelamento das ruas que dão acesso a praça, tanto para quem chega através da Avenida Dantas Barreto quando para quem chega pela Rua Alarico Bezerra. Para a Avenida Dantas Barreto é previsto o nivelamento apenas da parte da avenida que dá aceso a entrada da praça, nivelando calçada, rua e o ponto dos ônibus. Para a Rua Alarico Bezerra a proposta é deixar rua e calçada no mesmo nível, priorizando o pedestre com e sem deficiência. Realocando os taxis para a Avenida Guararapes onde muitos já ficam estacionadas atualmente.

3 – Área de Permanência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com