TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Pra Estudo De Caso

Exames: Metodologia Pra Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Metodologia para estudo de caso – AD1

Curso: Logística

Professor: Joel Irineu Lohn

Nome do aluno:

Data: 13/02/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Você estudou no seu livro didático assuntos sobre ciência e métodos que proporcionam a base lógica da investigação. Portanto, escreva a letra “V” entre os parênteses vazios, quando a alternativa for verdadeira e a letra “F” quando for falsa, justificando apenas as alternativas falsas (4,0 pontos):

a) (V) Pode-se dizer que ciência, como conhecimento científico caracteriza-se pelo conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva.

b) (F) O método é o conjunto coerente de procedimentos racionais ou prático-racionais que orienta o pensamento para serem alcançados conhecimentos válidos. No processo de investigação científica apenas o método dedutivo pode ser aplicado.

De fato, método é o conjunto de procedimentos racionais que orienta o pensamento para se alcançarem conhecimentos válidos, mas na investigação cientifica, outros métodos podem ser aplicados alem do dedutivo como o indutivo, o dialético, o hipotético-dedutivo e o fenomenológico.

c) ( F ) O método dedutivo se assemelha ao método indutivo pelo processo de raciocínio.

O método dedutivo apresenta o processo de raciocínio exatamente contrario ao método indutivo, enquanto o método dedutivo parte do geral para depois descer ao particular para se chegar as conclusões de maneira formal, o método indutivo parte do particular e coloca a generalização como um produto de coleta de dados particulares.

d) (V) Considera-se o método dialético uma abordagem que tem como objetivo a obtenção da verdade, a partir da superação das contradições em um processo contínuo.

2) O seu livro didático apresentou tipos de pesquisas quanto ao delineamento (meios de investigação). Portanto, diante dos conhecimentos apreendidos leia a afirmativa abaixo (1,5 ponto):

É verdadeiro afirmar que a pesquisa bibliográfica serve como base teórica apenas para determinadas pesquisas, como a pesquisa experimental e de levantamento? Justifique.

Não, pois a pesquisa bibliográfica pode servir de base para outros tipos de pesquisa diferentes, como o estudo de caso, por exemplo.

3) Nos métodos que identificam a finalidade da pesquisa você conheceu a pesquisa exploratória, a descritiva e a explicativa. De acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com