TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à História da Arquitetura

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA DE LEITURA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Introdução à história da arquitetura;

Ecletismo e Industrialização;

Cap.21. Escalas e Cenografias Barrocas e Cap.22 A cidade no século XIX;

ARGUMENTO CENTRAL DO TEXTO

O capítulo 21 e 22 do livro introdução a história da arquitetura, em seu início fala sobre dá importância que a revolução industrial foi para os desenvolvimentos das cidades, fala do começo das ideias liberais que ocorreram, das maquinas e sua importância para o crescimento das grandes cidades e o quando elas evoluíram durante a revolução.

RESUMO

Logo no início do capitulo diz o quanto a revolução indústria foi importante, em geral e tendo como especifico no texto a arquitetura pois com a chegada de novas tecnologia a mesma teve que passar por diversos desafios obrigando a redefinir o seu campo de atuação.

No texto diz sobre o surgimento do ferro que foi adquirido como elemento estrutural e compositivo e com ele se deu a inicialização de quiosque ou estufas tendo assim a inicialização de edificações transparente que foram muito adequado para locais comerciais da burguesia. O ferro foi então o símbolo da época e o meio de sua expressão arquitetônicas.

A cidade industrial do século XIX, será o novo tipo de cidade gerada pela revolução industrial sendo que umas das mudanças muito importante foi o aumento demográfico onde a quantidade habitacional onde sé torna cerca de duas vezes maior.

Um dos fatores que levaram a esse número exorbitante da população foi a migração das famílias do campo para a cidade. Ouve casos nas cidades norte-americanas onde eram simples aldeias e passaram a se tornar metrópoles; isso tudo ocorreram em menos de um século.

Em consequência com os contrastes entre os bairros representativo da burguesia e das áreas industriais e assim dão o início a construções das favelas que são o que fazem da cidade do século XIX ser dividida.

CITAÇÕES

Citação 01 (página 205)

“A primeira resposta a esse desafio é a arquitetura do ferro, assim chamada pela relevância que este material adquire como elemento estrutural e compositivo.”

Comentário 01

Nesse trecho do texto, mostra a chegada do ferro, na revolução industrial, assim mostra que foi um dos principais elementos na arquitetura na época, pois assim possibitaria a criação de novos modelos de edificações como as transparentes que foi bastante utilizada comercio na burguesia.

Citação 02 (página 210)

“[...] e as favelas ou bairro degradados do proletariado, que fazem da cidade do século XIX uma cidade dividida.”

Comentário 02

Nessa citação retirada do texto, mostra o início das divisões das cidades onde os proletariados fazem parte também, onde começam a divisão entre os bairros da burguesia e os pobres; no texto descreve claramente as cidades da contemporaneidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com