TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUZES E SOMBRAS NO RECENTE PROJETO URBANO EM BARCELONA

Por:   •  20/11/2018  •  Ensaio  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 11

Luzes e sombras no recente projeto urbano em Barcelona

SABATÉ, Joaquim. Luces y Sombras em el Proyecto Urbanístico Reciente de Barcelona. Globalización y Grande Proyectos Urbanos: La espuesta de 25 ciudades. p. 55-66. Catedrático da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha,2014.

O artigo apresenta uma análise das intervenções urbanísticas que Barcelona tem sofrido nos últimos anos em comparação a seu estado anterior.

“Um passeio ao longo do último trecho da Diagonal revendo alguns dos grandes projetos desenvolvidos nos últimos anos permite-nos avaliar a política urbanística barcelonesa como uma história de luzes e sombras, de operações de transformação notáveis, mas também de dívidas pendentes ainda por pagar. Esses projetos levaram à conclusão da avenida principal atravessando o antigo tecido de Poble Nou, a partir da Plaza de las Glorias até o mar; bem como de ordenação e construção de seu entorno. ” (SABATÉ, 2014, pág. 1)

O autor começa citando quatro relevantes intervenções:

“[...] o Plano Especial Diagonal-Poble Nou (que permite a abertura da avenida e da grande transformação inicial do setor); do Plano Especial 22@; os projetos ao redor da Plaza de las Glorias e ao funcionamento do Fórum 2004. ” (SABATÉ, 2014, pág. 1)

Entre as citações das intervenções urbanos, Joaquin apresenta uma síntese do nascimento da cidade de Barcelona como centro industrial. Dividido em três elementos básico desse território até então pantanoso. A primeira é a intervenção do Conde de Miró com a construção de uma enorme vala de irrigação com objetivo de levar água do Rio Besos até a cidade vizinha (954 e 966). A segunda é a execução da estrada para França e a terceira é a consolidação do cemitério de Plobe Nou no início do século XIX.

“As linhas ferroviárias subsequentes acabam por configurar o caráter industrial do assentamento, marginalizando apesar da sua centralidade. O trem para Mataró ao longo da costa (1848) e Granollers (1853-1880) cerca completamente a cidade de Sant Martí, e desenham barreiras difíceis de romper para manter contato com Barcelona e outros núcleos.” (SABATÉ, 2014, pág. 2)

O autor expressa as divergências dos desenhos da malha urbano entre o ortogonal Eixample e o parcelamento de origem medieval de Sant Marti e as linhas ferroviárias que tem cortado e isolado o bairro industrial de Ploble Nou.

“Barcelona avança pacientemente na construção de seu Eixample, mas Sant Martí parece que viverá de costas para ele. [...] A duplicação da linha ferroviária Granollers e França e a nova linha sobre a avenida Meridiana contribuem ainda mais para reforçar seu isolamento. [...] A antiga cidade foi anexada a Barcelona em 1897, embora seja difícil de corrigir a sua desconexão com o resto dos núcleos de Barcelona. Apenas duas estradas cruzam as linhas ferroviárias e mantém durante cem anos uma relação umbilical com o centro da cidade. ” (SABATÉ, 2014, pág. 3)

Nas décadas de 60 e 70 com a consolidação da Av Meridiana e Gran Via como principais eixos de acesso a Barcelona, enterrasse a ferrovia. Juntamente com a intervenção Olímpica, anos mais tarde, se enterra o restante do traçado ferroviário e com a construção da faixa costeira, desaparece a linha litorânea. A única coisa que falta para a plena integração entre Sant Marti e Poble Nou é uma extensão da Diagonal para o mar. (Plano Especial Diagonal-Poble Nou)

Segundo Joaquin com a intervenção da Vila Olímpica e outras intervenções viárias que estavam acontecendo, pouco a pouco Plobe Nou tem encontrado sua identidade como bairro misto, por meio do movimento de compra e venda e identificação das (muitas) unidades irregulares que abrigava o bairro.

“O reconhecimento minucioso permite distinguir uma rica diversidade de áreas homogêneas (complexos unitários, ambientes subdivididos, armazéns, oficinas, instalações em desusos, entre os industriais, e entre o destino residencial, casas artesanais, casas multifamiliares e blocos de apartamentos). Mas, por sua vez dá lugar a outros estudos bem originais, como medir a capacidade de transformação de diferentes partes, do desejo de manter o caráter misto do bairro. Se chega a avaliar com precisão a resistência teórica de cada uma das atividades para transformação futura, qualquer que fosse. Os custos de mudança são valorados em função da relação entre o edifício e atividade; seu grau de mecanização e número de empregados; sua posição e nível de agrupamento; as características físicas do edifício; relações contratuais; eventuais economias de todos os tipos (de escala, posição, urbanização...); as raízes de atividade. Sem dúvida, todos esses estudos reforçam a vontade de prestar atenção especial para manter esta ligação forte entre as atividades de pequena indústria, oficinas, armazéns e atividades residenciais. Com isto se pretende assegurar certa continuidade do tecido social e do próprio caráter do bairro de Poble Nou. ” (SABATÉ, 2014, pág. 5)

O Plano Especial Diagonal-Poble Nou expõe três objetivos fundamentais: 1. Continuar a Av Diagonal até o mar, apresentando 10km de extensão se tornando foco de atividades e um eixo que traga centralidade que revitalize o bairro degradado. 2. Prosseguir o saneamento e a remodelação do tecido cruzado, isso se diz respeito ao desenho das vias e quadras de modo que permita ao menos um terço da capacidade voltada a habitação e manter tanto quanto possível, vestígios e elementos de interesses preexistentes. 3. Procurar manter o caráter misto, garantindo a coexistências de atividades produtivas e habitacionais, procurando modelos de compatibilidade física entre os mesmos.

A morfologia arquitetônica dos edifícios e das quadras que iria ser adotada desde a Plaza de La Gloria até o mar era dividida em duas opções, ou seguia o padrão Eixample, ou confiaria a continuidade de uma base de três pavimentos que se pode sobrepor volumes de formas diversas, respeitando certo espaçamento e distâncias proporcionais entre eles. Mas em ambas o ideário era o mesmo:

“Como nos projetos de Rokin para Amsterdã e Unter den Linden para Berlim se persegue nesta mistura de diferentes usos (comércio no térreo, serviços e escritórios na parte central com habitação sobrepostas) em uma imagem arquitetônica poderosa e na escala da cidade. Alguns edifícios singulares no cruzamento e em torno de um grande Parque Central servem de contraponto à ordem mais prolongada da avenida e as ruas do Eixample. [...] Finalmente a prefeitura, contra os critérios da equipe técnica, assume na avenida uma definição supostamente de frentes continuas, mas que rompe as esquinas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com