TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL JUSTIFICATIVO PROJETO URBANO

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 4

MEMORIAL  JUSTIFICATIVO

PROJETO URBANO:

  1. Introdução:

O presente Memorial Justificativo constitui em apresentar os elementos fundamentais para o cumprimento das metas estabelecidas para execução dos serviços de construção do projeto urbano de Manguinhos, localizado no bairro de Manguinhos-RJ, Brasil. Deste modo, descrevemos análises e aspectos necessários na atribuição do local para implantação do projeto: estudo do entorno, orientação solar e climática, referências projetuais, partido arquitetônico, programa de necessidades e legislação vigente, com o objetivo de melhorar a qualidade do projeto proposto partindo das suas necessidades e dos parâmetros para a sua execução.

O partido adotado concilia as oportunidades do local quanto a acessibilidade e orientações com o programa funcional, procurando obter qualidade nas áreas de usos diferenciando áreas públicas, áreas de circulação técnica e apoio. O esquema projetado propõem conseguir uma boa funcionalidade a fim de facilitar a orientação do usuário, que é recebido pela área de acesso que por sua vez, se comunica com toda área urbana.

  1. Localização:

O terreno proposto para o desenvolvimento do projeto está localizado entre Av. Brasil e a Rua Leopoldo Bulhões, Manguinhos, RJ. O bairro se encontra na zona Norte do Rio de Janeiro, no Brasil e é ocupado predominantemente por moradores de baixa renda em sua maior parte periferica, sendo um bairro de baixo teor de comércio e escola,

com mais predominância  residencial. O local onde o terreno está localizado possui um caráter misto de residências e vazios urbanos, além disso, no local há comércios de pequeno porte e alguns equipamentos urbanos.

Figura 1- Área de localização do terreno para implantação do projeto

[pic 1] 

  1. Dados Do Terreno:

Endereço: Rua do canal do cunha, com acesso a Rua Leoplodo Bulhões- Manguinhos, Rj

Zona: Industrial 1- Área De Planejamento 3

Macrozona: Macro Zona de ocupação incentivada

Área do Terreno:xx m²

  O terreno possui uma forma irregular e uma área  livre com pouca vegetação.

Referências projetuais:

[pic 2]

Malha de Barcelona

[pic 3]

Malha Las Vegas, Estados Unidos

https://www.archdaily.com.br/br/794345/5-conselhos-de-desenho-urbano-por-jan-gehl/57a8a04ae58ece1d3100003b-5-conselhos-de-desenho-urbano-por-jan-gehl-foto

  1. Programa De Necessidades:

A  partir da divisão do terreno, o desenvolvimento do projeto urbano proposto tem o intuito de atender a população local e adjacentes.

O projeto urbano foi projetado  por um grupo de 3 pessoas responsáveis pela divisão do terreno de ocupação da área, trazendo uma proposta que possa agregar e beneficiar o projeto como um todo. A ocupação do terreno foi pensado em ser funcional e com condições de boa moradia . É, além disso, que também possua: percursos de acesso aos dois lados do terreno, calçadas acessíveis e com piso tátil, desenho paisagístico e com vagas de estacionamentos, as  ruas, calçadas, lotes bem dimensionados. Com larguras e comprimentos ideais para que  o espaços ficassem adequados para o uma boa execução do projeto urbano.

  1. A proposta compositiva:

A proposta inicial do projeto teve como base o conceito de uma malha urbana que agregasse e beneficiasse inteiramente a população local e adjacentes.  E que  não deixasse de lado a sua individualidade. Após o conceito base de projeto, foi proposto um uma malha urbana que trouxesse uma identidade aos moradores, com presença de árvores e áreas verdes, que possam qualificar o projeto proporcionando sombras e delimitando espaços em pontos específicos por todo terreno. Portanto, a ideia principal gira em torno de uma perspectiva de uma malha urbana com, inovação e funcional buscando atender melhora os moradores, visitantes e funcionários que se encontrarão no local.

 Concluindo, o intuito do projeto é transmitir um projeto urbano com sensações positivas e agradáveis através das cores e no uso presente da vegetação, para que possa ser desfrutado um ambiente visual e com funcionalidade.

Como conceito geral o projeto procura uma correta organização funcional dos setores e fluxos, pensando em primeiro lugar na “qualificação e humanização" dos espaços internos e externos para que seus usuários possam ter uma melhor condição de, permanência e moradia .  

Para isso a implantação do projeto urbano busca a intensa utilização de iluminação natural e explora ao máximo as relações com o espaço externo e interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (667.6 Kb)   docx (923.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com