TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo edificação de madeira

Por:   •  12/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  2.878 Visualizações

Página 1 de 5

LUCÉLIA MACIEL CRIPPA, Arquiteta e Urbanista,

CAU nº A121521-3, assistente técnico para autos da

medida, referente à avalias do imóvel, após diligências

e estudos, oferece suas conclusões, no seguinte.

LAUDO DE INSPEÇÃO PREDIAL

1. INTRODUÇÃO:

A inspeção predial da edificação que tem como resultado o diagnóstico de anomalias construtivas, divergências de especificações e falhas de execução que interferem e prejudicam o estado de conservação da edificação e suas instalações.

Tem como objetivo a melhoria do desempenho geral da edificação, sua vida útil, utilização segurança, etc., buscando o atendimento às expectativas dos usuários e à qualidade na conservação e valorização do patrimônio.

Para o melhor resultado e entendimento das anomalias construtivas verificadas na edificação, foi adotado o método de Vistoria, que consiste na constatação de um fato ou condição relativa a uma edificação e seus componentes, mediante verificação “in loco” de fatos e da situação física existente.

Por fim, dentro do escopo do Laudo, definida como atestado ou não, da conformidade de um fato, condição ou direito em confronto com parâmetros pré-estabelecidos em especificações, legislações e normas técnicas relativamente a edificação, atendendo ainda ao disposto na Norma de Inspeção Predial do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) e da Norma de Perícias de Engenharia da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

No contexto da Inspeção Predial, ANOMALIA representa a irregularidade relativa a construção do prédio, enquanto que FALHA diz respeito a sua manutenção, operação e uso da edificação.

No caso da edificação em questão foram detectadas poucas falhas uma vez que a edificação tem 4 anos.

2. CARACTERIZAÇÃO:

2.1 Da localização:

-Rua Sem Nome, Bairro Campo Pinheiro, Zona Rural, Nova Hartz, RS

2.2 Da Propriedade:

Proprietário: Luís Martini Thiesen, CPF 476.843.210-72.

2.3 Da Edificação:

Trata-se de uma edificação pré-fabricada de madeira para fins residenciais, com 3 dormitórios, 01 banheiro, sala de estar, jantar, circulação, cozinha, área de serviço e varandas, com 110,04 m² de área.

2.3 Características construtivas:

- Fundações: descriminado no memorial descritivo;

- Estrutura: será executado no sistema viga pilar;

- Elevações: paredes de madeira de boa qualidade, dupladas em cedrinho. Áreas molhadas em alvenaria conforme memorial descritivo;

- Esquadrias: são de madeira de boa qualidade;

- Pavimentação: áreas molhadas e varandas externas com piso lavável, impermeável e resistente aplicado sobre contra piso. Dormitórios, estar e circulação terá piso de assoalho de madeira.

- Forro: será de madeira, plano. Os beirados, varanda frontal, estar e cozinha terão forro em lambri de cedrinho com caibros à vista.

- Cobertura: telha de barro natural, com inclinação de 45%.

- Instalações Elétricas: deverão seguir rigorosamente o projeto específico, respeitando as normas vigentes. Serão utilizados eletro dutos de PVC. Todo e qualquer material empregado na execução desta obra será de primeira qualidade para garantir total segurança e bom acabamento, conforme memorial descritivo.

- Instalações Hidros sanitárias: memorial descritivo

3. INSPEÇÃO:

Na inspeção predial realizada, com a análise dos sistemas da edificação, foram tomados registros “in loco” e depoimentos do proprietário. Pela interface entre as informações algumas irregularidades podem ser apontadas. A empresa chegou a fazer consertos em algumas partes mas os problemas permanecerão.

Imagem 01: Localização no mapa

3.1 COLETA DE CAPTURA DE PROVAS:

Com autorização do proprietário do imóvel, este Assistente Técnico esteve na residência da Requerente para coletar provas e examinar tecnicamente o imóvel. Com isso indagamos e coletamos fotos e provas físicas atuais.

Foram realizadas vistorias preliminares com o objetivo de levantar os dados internos e externos da edificação para elaboração e orientação dos trabalhos de inspeção visual e mapeamento. Nessa etapa, foram tiradas fotos digitais do imóvel da Requerente, que serão apresentadas neste parecer.

3.2 TELHADO

Entende-se por cobertura a parte superior da edificação, protetora das intempéries, constituída por um elemento de suporte resistente (estrutura de madeira), conjunto de componentes com função de vedação (telhas), podendo apresentar ainda isolação térmica, acústica, forro e impermeabilização.

As normas brasileiras (NBR 8039/1983 e NBR 7190/1997), determinam que a estrutura de madeira, a qual apresenta uma armação principal (representada por tesouras, ou pontaletes, ou vigas principais) e outra secundária, classificada como trama, composta pelas ripas, caibros e terças.

A definição das peças que compõe a estrutura de um telhado, são condicionados pelo tipo da telha que será utilizada. Neste caso a telha cerâmica (barro natural conforme memorial descritivo), portanto a base deve ser de tesoura, terça, ripa e caibro.

Imagem 02: Fonte: Luís Thiesen, 02/09/2015.

Telha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com