TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento histórico

Por:   •  4/5/2016  •  Dissertação  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

Levantamento Histórico

Do município de rio fortuna

Foi numa caçada que surgiu um nome para uma região sem nome, no fundo da vasta floresta. Caçadores alemães, de São Bonifácio; embrenhados há mais de dias na selva, começaram a descer pelas vertentes de um riacho. Era tudo Floresta. Caça abundante. Mas quem iria esperar que em poucos momentos fossem abatidas duas antas espojando-se tranquilas nos lajedos do rio ? Duas antas grandes. Que fortuna! E contaram a façanha inaudita. Onde? Num Rio sem nome, em meio à floresta. Vamos novamente caçar no rio da grande fortuna? Onde? No Rio Fortuna. ‘Gluckfluss’. (JOÃO LEONIR DALL’ALBA, 0000, p.285)

 A caçada famosa teria sido em 1867. Não só deu o nome, mas deixou nos caçadores um desejo irresistível de apossar-se e cultivar essas terras ubérrimas. A colonização das terras que hoje pertencem à Rio Fortuna iniciou por volta do ano de 1892, por colonizadores alemães em busca de melhores terras e consequentemente, qualidade de vida.

Voltando-se para o lado econômico, os imigrantes alemães que se instalaram em Rio Fortuna, tinham como principal atividade econômica a agropecuária. Os excedentes agrícolas (depois de alimentar a família) representavam um adicional na renda familiar. Por ser o único produto comercializável, vingou a produção de suínos que servia para abate caseiro em pequenas quantidades; estes eram comercializados em Laguna ou Florianópolis. A mercadoria preferida, de mais fácil conservação era a banha de porco. Tendo isso em conta, o bem estar de um colono era medido pelo tamanho do chiqueiro e do numero de porcos que engordava.

Com o tempo, surgiram melhores condições de vida e venda da produção do município. O surgimento das “vendas” proporcionou que os colonos pudessem ter acesso a produtos de necessidade básica, antes difíceis de obter. É importante constar que o comércio, primeiramente, era feito através de trocas de mercadorias.

Sobre as primeiras moradias, os colonos abriam em primeiro lugar uma clareira no meio da mata e faziam um barraco improvisado em que guardavam os mantimentos e repousavam durante a noite.

A primeira casa não oferecia comodidade. Era sempre de madeira e coberta com sapé ou “Schindel”, pequenas taboinhas fabricadas cp, im instrumentos chamado “Beil”. O fogão constava de um gancho para assegurar as panelas e um tripé para a frigideira. (RIO FORTUNA, resgatando as origens, cultivando valores, alicerçando o futuro..., 2008, pg. 31).

Da localidade Rio Otília

O nome da localidade surgiu quando um casal de namorados que moravam próximos, pois só o rio separava as residências, em um dia de enchente ele foi para a casa dela e para atravessar o rio ele perguntou: “como está o Rio Otília?”, e assim surgiu o nome: Rio Otília.

As principais atividades econômicas eram as atividades agrícolas (plantações de milho mandioca, batata doce, aipim, feijão) e criação de suínos macau,de gado e de aves.Matava-se os porcos e vendia-se a banha, e vendia-se também o que sobrava de feijão, mateiga, ovos, batata.Tinha galinha,cavalo,boi e se fazia açúcar grosso e polvilho. Todo o excedente da produção era transportado em cargueiro e vendido em Imaruí.

Nos fins de semana o que mais se gostava de fazer era jogar futebol, pescar e caçar. Faziam baile nas casas, onde tocavam gaita de boca e cavaquinho para animar o baile. Também dançavam no engenho, após fazer o melado e o açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com