TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linhas Pedagógicas

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PITÁGORAS

Curso: Arquitetura e Urbanismo

4° período B Matutino

Camila Assuscena Almeida Santos e Santos

LINHAS PEDAGÓGICAS

Linha Construtiva

Linha Democrática

Linha Montessoriana

Linha Tradicional

Linha Waldorf

São Luís – MA

2016

FACULDADE PITÁGORAS

Curso: Arquitetura e Urbanismo

4° período B Matutino

Camila Assuscena Almeida Santos e Santos

LINHAS PEDAGÓGICAS

Linha Construtiva

Linha Democrática

Linha Montessoriana

Linha Tradicional

Linha Waldorf

Trabalho apresentado para obtenção de um ponto para a nota Parcial I da matéria de Ateliê de projeto III do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Professora: Márcia de Carvalho Neves

São Luís – MA

2016

INTRODUÇÃO

As linhas pedagógicas são métodos de ensino ou aprendizagem para determinada escola, seja pública ou particular. Cada linha exprime um tipo idealizado para melhor ensino e aprendizagem das crianças, essas linhas pedagógicas são essenciais para melhor aproveitamento e planejamento de uma escola interativa e criativa para seus alunos.

LINHA PEDAGÓGICA: CONSTRUTIVA

Desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget, a teoria de aprendizagem não é um método, mas uma concepção de ensino. Propõe que todo aluno seja capaz de construir seu conhecimento. Leva em conta, assim, o conhecimento que a criança traz consigo. Uma das alunas de Piaget, Emilia Ferrero, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e defende o conceito de que a criança consegue se alfabetizar sozinha desde que esteja num ambiente com letras e textos. O professor, aí, tem o papel de mediador. É como se fosse o "tradutor" para o saber ansiado pela criança. 

[pic 1]Minha opinião: A linha pedagógica construtiva, como já diz o nome, ensina o aluno a construir seus conhecimentos a partir de suas próprias percepções, a solucionar problemas a partir de seu próprio conhecimento. Estimula o aluno a aprender sozinho, tendo o professor como um meio para chegar até o que quer conhecer.

[pic 2]

LINHA PEDAGÓGICA: DEMOCRÁTICA

As escolas democráticas são baseadas na Escola Summerhill, nascida na Inglaterra. Segundo a professora Cecília, elas são uma crítica à educação tradicional, que seria baseada no "medo e no controle baseado em ameaças veladas, presenças obrigatórias e outras imposições". Seu grande diferencial é que seus alunos não são "obrigados" a assistir as aulas obedecendo a um cronograma comum, único. Eles escolhem as atividades a fazer de acordo com seus interesses. A avaliação é feita por sua participação e por trabalhos que podem ser escritos, artísticos etc.

[pic 3]

Minha opinião: A linha pedagógica democrática é bastante radical, levando em conta o método aplicado no Brasil. Dá mais liberdade para o aluno, o deixando escolher a maneira de forma mais interessante e interativo, o que implica a pensar em vários espaços interativos e diferentes para maior aproveitamento dos alunos. Não exige carga horária, porem, ainda tem avaliações.

LINHA PEDAGÓGICA: MONTESSORIANA

A linha pedagógica Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criados ou idealizados inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário. Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e necessidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação. A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.

[pic 4]

Minha opinião: Esta linha pedagógica dá-se de muito interesse, pois o seu objetivo não é somente ensinar, mais formar pessoas. Não usa somente o método de ensino teórico, mas prático também, pois, segundo a idealizadora, a criança aprende mais agindo, praticando. Também, muito interessante, são os ambientes planejados de acordo com as habilidades e preparação das crianças, tudo é planejado para a criança ter tudo ao seu alcance, fazendo assim, ela ser uma pessoa independente e capaz de fazer tudo sozinha.

LINHA PEDAGÓGICA: TRADICIONAL

É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos pais. Nas escolas tradicionais, o foco está no professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas. Quem não atinge a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando é reprovado e tem de refazê-lo. É comum que essas escolas usem apostilas e cartilhas, que estabelecem o quanto a criança deve aprender em cada ano. É uma filosofia que valoriza a quantidade de conteúdo ensinada. Essas instituições são voltadas para o sucesso do aluno em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (389.6 Kb)   docx (287.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com